Há anos que trabalho com Design e Marketing Digital e tenho visto a multiplicação de “gurus” pela internet especializados em tudo que se pode imaginar. Não é meu papel ficar divagando sobre a qualidade ou não de suas dicas, mas fato é que vivemos na era do “do it yourself” ou “faça você mesmo”. É comum me deparar com empresários que se desdobram em 200 partes querendo cuidar de absolutamente tudo. Quando o assunto é marketing, não é diferente. Mas passado um tempo precisam de algum tipo de consultoria externa para seguir rumo ao crescimento.
Pensando nisso, vou listar os 3 principais motivos pelos quais sua estratégia de marketing pode não estar funcionando:
MOTIVO 1: muitos empresários já acordaram para a necessidade de usar a Internet como ferramenta de divulgação e marketing, mas não sabem direito como usar tanta coisa. Web Site, Campanha no Google AdWords, SEO, SEM, Facebook, Fanpages, E-mail Marketing, Twitter, Instagram, Google Meu Negócio, FourSquare, LinkedIn, Blog, etc. Aí é que mora um grande erro: querer atirar para todos os lados. Nem todas opções valem a pena e o correto é avaliar quais de fato têm potencial para cada tipo de negócio. Um negócio local como um restaurante, por exemplo, pode deixar de lado Linkedin, Twitter e até E-mail Marketing num primeiro momento e investir em Facebook, Google AdWords e FourSquare que deverão trazer resultados mais rapidamente.
Da mesma forma uma empresa de comércio que possui uma carteira grande já de clientes e muitos anos no mercado pode investir em informativos e newsletters para resgatar clientes antigos, assim como usar Google AdWords para prospectar novos.
MOTIVO 2: na era do “faça você mesmo“, muitos empresários tentam acumular funções e acabam não fazendo nenhuma bem. É o caso de quem cuida do comercial, presta o serviço, cria seu próprio site com ferramentas gratuitas, cria uma fanpage e sai postando sem critério, configura sua própria campanha no Google AdWords, dispara informativos por email convencional, fica atualizando outras redes sociais pelo celular e depois vai parar no psicólogo com ansiedade crônica.
A recomendação aqui é procurar profissionais especializados. Um site profissional, uma campanha de Google AdWords profissional ou mesmo um newsletter profissional e usado com critérios têm muito mais chance de sucesso.
MOTIVO 3: outros colegas empresários entendem que não podem fazer tudo, mas acabam delegando funções para pessoas erradas ou inexperientes. É comum vermos colaboradores do comercial fazendo trabalho de marketing. Estas pessoas geralmente não conseguem pensar estrategicamente (ligando a necessidade da empresa ao resultado) ou mesmo executar as tarefas corretamente. Um excelente colaborador do seu setor comercial pode ser péssimo diagramando um newsletter, por exemplo. Ou pior ainda na hora de trabalhar o design de um site.
CONCLUSÃO: o “faça você mesmo” pode atrapalhar mais do que ajudar. Você já tentou pedir para um pedreiro fazer o trabalho de um eletricista e ver o resultado? – Eu já e foi um desastre… rs – Ou um encanador aplicar gesso em uma parede? Pois é, cada um no seu quadrado, já dizia o ditado. Quer resultados? Busque tiros certeiros com profissionais certos ao invés de atirar para todos os lados com os profissionais errados.