A necessidade da presença de qualquer negócio na internet já é uma realidade, mas nem todas as empresas têm conseguido aproveitar isso da melhor maneira. Para muitos empreendedores estabelecer vínculos com consumidores e potenciais contratantes através do recolhimento de leads e dados ainda é um desafio.
Existem inúmeras ferramentas de marketing digital para melhorar seu número de leads, mas não se esqueça de que o seu site deve estar preparado para prover a você todos os dados do seu consumidor. Ao percebermos essa dificuldade de alguns empreendedores, fizemos uma pequena lista de questões para você prestar atenção quando estiver montanto uma estratégia para recolhimento de leads.
4 dicas para gerar mais leads com um site aprimorado
1 – Incentive seu consumidor a permanecer mais tempo no seu site
a) Conteúdo provocativo – Ter conteúdo interessante em seu site e blog instigam seu cliente a comentar e fazer perguntas, assim ajudando você a conhecê-lo.
b) Conteúdo de profundidade – Esse tipo de conteúdo renderá leads por muito tempo, pois o ajuda a se tornar referência no ramo. Peça apenas os dados das pessoas e permita que elas baixem um conteúdo exclusivo, por exemplo.
c) Sessões interativas – Ao disponibilizar sessões de vídeos, fóruns de debates ou grupos de discussão, você aproxima o cliente e permite que ele participe de uma comunidade.
d) Permita que ele se cadastre – Para criar uma comunidade forte, é interessante pensar em uma sessão de conteúdo exclusivo para cadastrados. O cliente não pagará mais por isso e você saberá o que mais o atrai ao seu site. Isso também lhe permite fazer promoções e campanhas para fidelizar mais seu consumidor.
2 – Assinatura de newsletter
Sempre que puder, incentive seu cliente a assinar o seu informativo, no qual você pode adicionar muitos posts legais que foram ao ar no seu blog durante o mês, e assim pode trazê-lo para o seu site com mais frequência.
3 – Tenha dados sobre a movimentação no seu site
Todas as medidas que estamos enumerando são para trazer seu cliente cada vez mais para a sua comunidade, mas para compreender como é esse cliente, você deve investir em um controle detalhado de informações dessa movimentação. Sistemas como Google Analytics e outros permitem que você saiba que tipo de cliente se interessa por qual produto e quais outros ele também está se interessando, ajudando você a montar melhores estratégias de venda.
4 – Invista em uma linguagem correta
Investir em um layout de site bem estruturado e com peças de marketing padronizadas ajuda na identificação do público com a marca aproximando o cliente ao seu negócio. Pensar em um site com boa usabilidade para várias plataformas é pensar nas necessidades do cliente em cada oportunidade, é facilitar o contato dele com o seu negócio. Essas técnicas aliadas a uma boa linguagem textual trarão benefícios, pois auxiliam seu cliente a se sentir mais confortável em consumir os seus produtos.
Com uma equipe que compreende as necessidades do seu negócio você se sentirá cada vez mais com os rumos do seu negócio nas mãos. Todas essas técnicas compondo uma estratégia única de comunicação e vendas podem aumentar seu retorno de investimento (ROI) sobre marketing, permitindo que você entenda como pode investir sem desperdiçar e melhorar seu lucro de maneira sustentada.
Ficou inspirado para mudar o site da sua empresa? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários!