É verdade que ninguém gosta de ter o trabalho de atualizar o site com frequência, ou mesmo criar um novo do zero a cada ano. Pode ser um processo caro e levar bastante tempo para ficar pronto, mas é preciso avaliar periodicamente os resultados obtidos com seu web site e fazer as correções necessárias.
Então quais os sinais que indicam a necessidade de atualizar seu site ou mesmo desenvolver um novo do zero? Confira a seguir:
1 – Seu site não é encontrado ou tem poucas visitas
A tecnologia muda muito de ano para ano e novas versões de softwares, sistemas operacionais e equipamentos são lançados cada vez com maior velocidade. Muitas delas ficam obsoletas e tendem a ser esquecidas no espaço tempo, como é o caso do Flash (aqueles sites cheios de animação para todo lado), por exemplo. Antigamente, ter um site todo animado em Flash era um luxo, hoje chega a ser amador (salvo em casos muito, mas muito específicos). Sites em Flash são entendidos pelos mecanismos de busca como filmes, e não é simples para que os buscadores encontrem os textos dentro deles. Por este motivo, sites em Flash tendem a não aparecer bem nas buscas.
Mas não é só isso. Sites lentos, pesados ou que não são compatíveis com aparelhos mais modernos (como tablets e smartphones) são rebaixados no ranking de qualidade e consequentemente não são encontrados pelos buscadores. De que adianta ter um site que ninguém entra?
Se o seu site não está trazendo uma quantidade boa de visitantes vindos de buscadores, é sinal de que algo vai errado e talvez seja necessário replanejar as tecnologias empregadas ou o conteúdo dele.
2 – As visitas ocorrem, mas o tráfego não converte em vendas
Trazer visitantes para o site é apenas o primeiro passo. É preciso converter estes visitantes em clientes ou então de nada adianta todo o seu esforço. Os sites devem ser pensados e projetados para conversão de visitas em leads. É preciso identificar quais áreas problemáticas no seu site e corrigi-las o mais rápido possível, incentivando o usuário a entrar em contato com você. É preciso pensar no conteúdo do seu site para pessoas que estejam em diversos momentos, desde aprendizado e descoberta até fase de decisão final de compra, ou mesmo o pós-venda.
3 – Seu site demora muito para carregar
Há estudos que comprovam o quanto a velocidade é importante em um site. Para se ter idéia, o grupo Mozilla notou um aumento de 15.4% nos downloads do navegador Firefox quando a página passou a ser carregada apenas 2.2 segundos mais rápido. Acredite, site rápido vende mais! A velocidade influencia muito na percepção de qualidade do visitante. Estudos apontam a necessidade de que o visitante identifique o que você oferece em seu site em no máximo 5 segundos. Se este é seu problema, talvez seja necessário investir em uma hospedagem mais rápida, em um site mais moderno ou até mesmo um site one-page.
4 – Seu site não se apresenta bem em smartphones ou não é responsivo
Olhe para as estatísticas do seu site (Analytics) e veja quanto tráfego vem de telefones celulares. Há casos de sites que tem mais de 25% do tráfego vindo de smartphones. Se seu site não se apresenta bem nestes aparelhos, você pode estar fadado ao fracasso. Basta andar pela rua para ver o quanto as pessoas ficam o tempo todo conectadas nestes dispositivos. Seu futuro cliente pode estar na rua e não sentado em frente a um computador. Os sites responsivo são uma ótima pedida. São aqueles que se adaptam automaticamente ao formato e tamanho da tela do visitante independente de como ela seja, assim você garante que todo mundo possa ver seu site de forma confortável.
5 – Taxas altas de rejeição
Olhe sempre para o seu Google Analytics, ele é seu melhor amigo nesta hora. Se as taxas de rejeição estão altas, é sinal de que algo vai errado. Para quem não sabe, taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que acessou seu site e saiu sem clicar em nenhum lugar. Em outras palavras, são as pessoas que entraram no seu site mas não acharam que ele oferecia algo de bom. Uma taxa alta indica que seus clientes em potencial estão tendo uma primeira impressão negativa da sua empresa, fique de olho!
6 – É difícil atualizar o conteúdo do seu site
Sites abandonados passam uma péssima impressão ao visitante. É fundamental atualizar seu site sempre com conteúdo novo, como artigos, dicas, portfólio, serviços, novidades, produtos, etc. Mas se é muito complicado alterar algo, é sinal de que está na hora de partir para uma plataforma mais moderna no seu site. Os sites mais modernos possuem um painel de controle para que você mesmo possa trocar ou incluir conteúdo sempre que precisar de forma fácil, sem precisar depender de um designer ou programador. O famoso “copyright” do rodapé pode entregar facilmente há quantos anos você não atualiza sua página.
7 – Seu site não se conecta com as redes sociais
Muita gente hoje usa redes sociais e elas podem fazer divulgação do seu negócio muito bem. Se alguém lê um conteúdo no seu site que gosta, pode querer compartilhar com um amigo ou conhecido. Muitas vezes o visitante chega até você, não precisa do seu produto ou serviço mas lembra de um conhecido que precisa. Integrar seu site com redes sociais permite que rapidamente as pessoas interajam com o conteúdo e divulguem sua marca. Além do mais isso também mostra que sua empresa está antenada com as novidades e não parada no tempo.
E aí, se identificou com algum destes casos? Com mais de um? Conte pra gente.
Talvez esteja na hora de partir para um site novo. Acredite, é um investimento que traz muito retorno!