Que as cores tem papel fundamental no processo de decisão de compra, isso é fato consumado. Mas como escolher as cores certas para a identidade de sua empresa? Você sabe o que cada uma significa e quais sensações geram em nosso cérebro?
Saiba que cores possuem um poder influenciado muito alto. Estudos apontam que 93% das pessoas avaliam as cores de um produto no ato da compra e 84,7% dos consumidores acreditam que a cor do produto é muito mais importante do que outros fatores.
Pensando nisso, o ID7 Studio elaborou um guia rápido para você ficar por dentro e não errar na hora de escolher a paleta de cores que usará na identidade visual da usa empresa:
VERMELHO
A cor vermelha está relacionada no nosso cérebro ao Núcleo Accumbens, estrutura ligada ao prazer. Desperta sentimentos como emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Pode estimular o consumo se relacionada com alimentação ou evitá-lo se ligada a objetos e lazer.
Características da cor Vermelha:
- É a cor mais quente e dinâmica. Ativa, apaixona e emociona;
- Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, respiração, batidas do coração e pulso;
- Aumenta a paixão e intensidade e fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade;
- Pode representar força, perigo, fogo, sangue e guerra;
- É uma cor forte que aumenta o apetite, mas pode diminuir o consumo se relacionada a consumo de objetos ou lazer;
- Cria um senso de urgência, por isso é frequentemente usado em liquidações;
- Como o laranja, pode atrair compradores impulsivos;
- Em excesso pode causar irritabilidade.
Exposição ao vermelho
Ao usar vermelho em um ambiente, as pessoas se sentirão mais nervosas e ansiosas. É ideal para utilizar em locais em que o objetivo seja a não permanência por muito tempo (como em redes de Fast Food). Se usada com o amarelo possui um poder ainda maior de incentivo ao apetite.
Nunca use vermelho, principalmente em tons mais intensos, em locais destinadas a permanência de pessoas por longo período de tempo, como salas de estar, reunião, salas de espera, etc. Tome cuidado pois o vermelho pode inibir o consumo se relacionado ao lazer e consumo de objetos.
Cores consideradas da família do vermelho:
Coral, carmim, cereja, terracota, castanho, bordô.
AZUL
A cor azul é interpretada no Córtex Pré-Frontal. Em tom escuro, está relacionada ao poder. Já em tons mais claros provoca uma sensação de frescor e higiene.
Características da cor Azul:
- O Azul está fortemente ligado à produtividade e ao sucesso;
- É a cor favorita por adultos;
- É a cor favorita por 57% dos homens e 35% das mulheres;
- Desperta segurança, confiança e notoriedade;
- Cria um senso de segurança e promove confiança na sua marca;
- Associada também à paz e à água;
- Diminui o apetite das pessoas e estimula a produtividade;
- Não é uma cor invasiva.
Exposição ao azul
Se você usar o azul nas paredes de um ambiente, as pessoas se sentirão mais retraídas e sérias. É uma cor ideal para ambientes em que a seriedade deve ser o mais importante como salas de reunião, locais de atendimento a clientes (se você deseja um ambiente mais formal), salas de apresentação, etc. Também por diminuir o apetite e estimular a produtividade é usada muito em salas de produção. Não use o azul em um ambiente que você quer incentivar a criatividade, diálogo e descontração.
Cores consideradas da família do azul:
Turquesa, azul-bebê, ciano, azul da prússia, safira, azul-celeste.
AMARELO
O amarelo está ligado em nosso cérebro ao sistema de recompensa. Ele passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Se bem combinado com outras cores (como azul, por exemplo) pode transmitir credibilidade. O amarelo traz uma energia muito positiva, amigável e descontraída.
Características da cor Amarela
- É a cor mais brilhante e energizante das cores quentes;
- É feliz, acolhedora e estimulante;
- Tende a tornar as pessoas mais falantes e comunicativas;
- Estimula o otimismo e a esperança, ajuda a chamar a atenção e estimular o intelecto;
- É muito utilizada para prender a atenção em vitrines de lojas e chamadas;
- Mostra clareza e é boa cor para destacar detalhes importantes ou Call to Actions;
- Por estar ligada ao sistema de recompensa, é uma boa pedida para apresentar benefícios de um produto ou serviço;
- Lembra parada, cuidado e cautela.
Exposição ao Amarelo
O amarelo é uma cor descontraída, alegre e cheia de energia. Ao expor pessoas ao amarelo, você incentiva a comunicação, descontração e torna-as mais falantes. Em tons mais suaves é ideal para salas de brainstorming, salas de estar ou até mesmo locais em que se deva criar um ambiente de trabalho comunicativo em que as pessoas devam trabalhar em grupo. Se utilizada em um tom mais intenso, pode causar um pouco de irritabilidade também e deixar as pessoas mais nervosas.
Cores consideradas da família do amarelo:
Âmbar, mostarda, creme, citrino, ouro.
Gostou? Não deixe de ler a segunda parte do artigo com as cores laranja, verde e roxo!
LEIA A SEGUNDA PARTE DO ARTIGO >>