Você já parou para pensar que a identidade da sua empresa pode estar influenciando na forma como os seus clientes observam o seu negócio?
Da mesma forma que todo cidadão precisa ter um RG e CPF para ser reconhecido, toda empresa precisa ter uma identidade que a diferencie de seus concorrentes a fim de criar afinidade do funcionário com a cultura da organização e criar um diferencial competitivo no mercado. Mas o que você entende por identidade corporativa? Podemos falar que vai desde a forma como a sua empresa se posiciona através de missão, visão e valores até a folha timbrada em uma proposta comercial. Mas quando falamos em canetas, pastas e outros objetos com o nome da empresa, estamos falando da identidade visual.
A criação da identidade visual é um conjunto de elementos relacionados à imagem, o qual define objetivos, missão, nicho de mercado e os diferenciais do seu produto. Nesse conjunto de elementos é utilizado o logotipo e/ou logomarca, um símbolo visual e um conjunto de cores. Pode parecer irrelevante, mas apenas uma logomarca bem alinhada com a cultura organizacional eleva o profissionalismo de entrega do produto final e possibilita novas vendas. Afinal, quando um cliente gosta do produto, vende boca a boca para todos os conhecidos, e quando não gosta, a tendência é falar mal para quem quiser ouvir.
Para não ficar para trás, fizemos uma lista dos itens personalizados mais importantes para quem abriu uma empresa recentemente ou que resolveu inovar a cara da marca:
- O logotipo é praticamente o primeiro contato da sua empresa com o cliente e o seu respectivo público. Silenciosamente, as primeiras impressões são as que ficam, então invista em uma identidade visual com uma boa estrutura a partir da logomarca.
- Cartões de visita são ótimos aliados na hora de reforçar o networking depois de uma proposta comercial, e até mesmo em eventos. Além de ter seu contato disponível, demonstra profissionalismo por parte da companhia.
- Material timbrado é uma das peças-chave ideais na hora de imprimir a proposta comercial. Você pode utilizá-lo em contratos, cartas, anuários, propostas e até mesmo em blocos de nota como brinde para seus principais contatos. Uma papelaria adequada não só agrega valor à marca, como também reforça a empresa para o cliente.
- Pastas são essenciais, e com a logo da empresa, melhor ainda. Em vez de usar as mais comuns, que se encontra em qualquer livraria, mande fazer pastas personalizadas da sua empresa. Você entrega para o cliente e ele as reutiliza, lembrando sempre da sua empresa, e mostrando sua marca para outros que observam a pasta na mão do seu cliente.
- Folders são mais importantes do que imaginamos, sempre quando alguém quiser saber um pouco mais da sua empresa em um evento e você não tiver muito tempo para explicar, entregue um folder com um cartão de visita.
- Papel de parede do computador é uma outra opção. Imagine abrir o notebook em uma reunião e ter um desktop que mostra a logomarca. Esse pequeno detalhe passa a impressão de ser uma empresa organizada e cuidadosa – característica essencial que até mesmo os seus futuros parceiros gostarão de perceber.
- Assinatura de e-mails também faz diferença. Com um ambiente de trabalho cada vez mais digital, procure personalizar também os e-mails. Insira o nome do funcionário, cargo, opções de contato e website.
- Brindes, por que não? Pen drive, crachá, porta-cartão, chaveiros, canetas, agendas, calendários e canecas no ambiente de trabalho para os funcionários são apenas alguns exemplos de materiais que podem levar a cara da sua empresa para fora dela, além de ser uma boa opção para entregar de brinde após aquela reunião importante.
O que você ganha com isso?
Independente do tamanho da sua empresa, ter uma comunicação eficiente pode fazer muito pelas vendas, mas o design não pode ser deixado para trás, por ser uma área que pode fazer mais pela sua empresa do que apenas projetar uma imagem bonita. A identidade institucional é um projeto e precisa ser levado a sério. Procure profissionais da área que podem te auxiliar a adquirir uma identidade mais alinhada o possível com a cultura organizacional. Afinal, ter um material institucional consistente reflete no aumento de credibilidade e de vendas.
Sua empresa tem uma identidade visual bem definida? Conte para a gente abaixo!