A identidade visual de uma empresa é demasiado importante. Quando você tem uma empresa, o que mais necessita é a consolidação dessa marca, não é verdade? O seu público-alvo reconhecerá seu produto através do logotipo, das embalagens, de uma música ou até mesmo de uma simples combinação de cores. Para esse grupo de identificação de marca, dá-se o nome de identidade visual. Se você ainda não trabalhou a mesma para a sua empresa, que tal começar agora mesmo? Veja porque é importante fazer esse tipo de investimento.
Viralizando a marca
Você precisa ser lembrado. Se o seu produto é referência para seus clientes, isso significa que o resultado é positivo. Um exemplo disso é a marca Bombril. O nome tornou-se referência para diversas palhas de aço de outras marcas, do mesmo jeito que aconteceu com a Danone. Quando uma pessoa fala que vai ao mercado comprar um Danone, na verdade está se referindo ao iogurte.
A mesma dica vale para a construção da marca. A escolha das cores, da letra e do logotipo deve ser cuidadosamente estudada por um profissional, mediante a ideia de passar os conceitos da sua empresa. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola. Com certeza, ao ver a combinação vermelha com branco ou a letra da marca, você irá fazer referência à marca de refrigerante mais famosa do mundo.
Mostre sua marca
Mesmo com um logotipo, você dificilmente conseguirá firmar sua empresa sem uma identidade visual completa. O cartão de visitas, por exemplo, é o primeiro contato da empresa com o cliente. Ele precisa ser bem trabalhado e feito de uma forma inteligente, assim como os envelopes, apresentações, papéis timbrados, etc.
Trabalhos de gráficas são razoáveis, mas contratar um profissional que trabalhe um cartão de visitas exclusivo, diferente e inteligente para a sua empresa dá todo aquele diferencial que ela precisa.
Cuidados com a papelaria na identidade visual
Um bom estudo profissional vai fazer diferença na construção da sua papelaria. Por isso, um designer deve ser consultado. Cada cor tem um significado e um sentido diferente, e cabe à ele definir quais as mais adequadas para o seu caso. A delicadeza dos detalhes transforma a sua marca para seus clientes e isso deve ser prioridade para sua empresa.
Primeiramente, deixe o profissional estudar a personalidade da sua companhia. A partir daí, o papéis timbrados, envelopes, pastas, web site, apresentações, crachás, entre outros itens, serão estruturados de acordo com a mensagem que você deseja passar. As cores são muito importantes e possuem significados específicos. O traço também diz muito sobre o trabalho.
Profissionalismo em foco
Com certeza uma empresa que possui uma identidade visual mais bem elaborada e profissional passa mais credibilidade aos seus clientes. Se ao ofertar seu produto você não se preocupa com a aparência da empresa, tenha certeza que o primeiro questionamento que virá em mente é se o mesmo não poderá acontecer com os seus produtos.
Conclusão
Investir na identidade visual de uma empresa é algo que dá muito retorno, tanto financeiro como satisfatório. Não importa se sua empresa é de pequeno ou grande porte. Certamente o investimento visual atrairá clientes e seus lucro aumentarão significativamente. Está convencido dos benefícios que a identidade visual pode trazer à sua empresa? Conte para a gente nos comentários!