Buscar um bom profissional de design é um dos passos para o sucesso de um projeto, isso não é novidade. No entanto, com tanta oferta no mercado de trabalho, como saber se a escolha do designer é a mais assertiva?
Conheça agora algumas dicas sobre as características que devem ser levadas em conta na hora de procurar um profissional de design:
Solucionador
Em um mundo onde tempo é dinheiro, o tempo dele é gasto na busca da solução dos seus problemas. E para a solução rápida dos problemas é necessário planejamento. Portanto vários designers trabalham com um cronograma de atividade para que os processos sejam bem definidos. Tudo isso com o objetivo de otimizar o trabalho e acertar de primeira a execução das propostas discutidas entre cliente e profissional no decorrer do desenvolvimento.
Conhecedor
Por melhor que seja uma percepção através de pesquisa e coleta de dados externa, o designer precisa conhecer também a visão do cliente dele. Para isso é fundamental a realização de um briefing como primeiro passo. É neste momento que acontece toda a busca por informações e coleta de dados, para um planejamento bem efetuado. O mistério do briefing é que ele pode estar sendo construído e você nem perceber de tão envolvido na conversa com o seu designer. Para complementar essas informações coletadas pelo profissional é necessário uma pesquisa interna.
Objetivo
Um bom planejamento de design deve passar a ideia do que o produto ou serviço realmente é. Um bom designer escuta o que você tem pra falar, entende e faz suas considerações, sabe usar de forma integrada o que você já tem em mente e o que já está no histórico da identidade visual do seu produto serviço para que, aliando tudo, o projeto tenha evidencia no mercado.
Funcional
A beleza não é só o suficiente, é preciso que tenha funcionalidade. E através da tecnologia que se consegue o que há de mais moderno e funcional. Estar antenado às novas tecnologias que vem surgindo é uma obrigação. A busca de conhecimento também ajuda a afetar ainda mais o bom desempenho, como o estudo do design, explicações de termos e teorias. Outro ponto é a utilização de instrumentos como gestalt para um propósito maior, contendo assim algo transcendente no projeto. E mais ainda saber usar esse conhecimento da forma correta condizendo com cada cliente.
Experiente
Olhar o portfólio do profissional também é um passo importante para conhecer melhor o seu trabalho. Se ele não se preocupa com a imagem com que quer passar, como vai como vai se importar com a que você quer passar para o mercado?
Entretanto você vai reconhecer o bom designer, quando enxergar a convicção que ele usa para defender as suas ideias e o quanto ele acredita nelas.