Anunciar no Google tem sido uma das principais estratégias de marketing adotada pelas empresas para conquistar novos clientes logo, seja pela praticidade ou pela possibilidade de segmentar o público ideal, o Google Adwords tem trazido ótimos resultados e não é por acaso que se tornou uma referência no marketing digital em tão pouco tempo.
De qualquer modo, em meio aos benefícios é preciso conhecer realmente os passos para anunciar no Google. E ao contrário do que se possa imaginar, esta ferramenta deve ser utilizada por profissionais qualificados para evitar uma má configuração que resultará no desperdício de capital além da ineficiência da campanha. Sendo assim, separamos a seguir algumas dicas para que se saiba como investir no Google corretamente. Acompanhe!
O que é o Google Adwords
O Google Adwords é um serviço de links patrocinados do Google cujo objetivo é disponibilizar um espaço para anunciantes aparecerem em regiões estratégicas das buscas no Google.
Em outras palavras, basta realizar uma simples busca no Google e ver que os primeiros resultados da busca são sempre de sites que optaram por anunciar no Google. Deste modo, possuem prioridade porque pagam para estarem em tal posição.
Outra maneira que o Google utiliza para divulgar estes anúncios, é por meio do Google Adsense utilizado em sites e blogs de parceiros do Google.
Deste modo, com a prioridade nos resultados de buscas, torna-se mais fácil estes anunciantes receberem a maior parte do tráfego das pesquisas, além de ser possível anunciarem de acordo com os critérios que desejam.
Como anunciar?
Agora que você sabe o que é o Google Adwords e como ele funciona, chega o momento de saber como anunciar. Sendo assim, separamos algumas etapas que devem ser seguidas para se obter sucesso nos anúncios. Acompanhe!
Escolha as palavras-chave certas
Escolher as palavras-chave corretas é a primeira e uma das mais importantes etapas para obter bons resultados nas campanhas. Deste modo, é essencial acessar o planejador de palavras-chave do Google e avaliar o volume de pesquisas das palavras que se pretende anunciar.
Neste caso, é possível selecionar palavras-chave mais abrangentes (exemplo: calçados) ou ainda utilizar palavras-chave específicas (exemplo: calçados masculinos).
O volume de buscas também é um fator a ser notado, já que um volume muito pequeno pode não ser interessante quando se pretende expandir a marca da empresa, porém pode ser uma boa opção para anunciar produtos específicos.
Use palavras-chave negativas
O uso de palavras-chave negativas é recomendado para se alcançar exatamente os clientes interessados no que sua empresa tem a oferecer e neste caso elimina outras possíveis buscas.
Exemplo: Se sua empresa vende roupas somente para adultos, você provavelmente está anunciando com palavras do tipo: roupas, calça, vestido, camisa. Porém se sua loja não atua com o público infantil, neste caso você não tem interesse que o público que busca por roupas infantis venha clicar em seus anúncios. Neste caso, basta utilizar as palavras negativas como: moda infantil, roupa infantil, entre outras, para otimizar ainda mais os gastos com a campanha.
Defina os valores corretamente
Definir o quanto se deseja investir nas campanhas também é um dos fatores mais importantes ao anunciar no Google. Nesta fase é preciso conhecer os diferentes tipos de orçamentos que são:
Diários: é definido baseando-se no quanto se deseja gastar diariamente com base nas suas metas.
Mensais: Indicado para quem trabalha com orçamentos mensais. Neste caso basta multiplicar o seu orçamento diário por 30,4 (número médio de dias por mês).
Outro fator importante está na possibilidade de ajustar o orçamento de cada campanha ao longo do tempo e de acordo com seus desempenhos. De qualquer modo, esta também é uma tarefa que deve ser realizada com cautela e consciência para não haver desperdícios ou falta de investimentos.
Crie anúncios atrativos
Esta fase também é de extrema importância, visto que se os anúncios não forem atrativos o bastante, poderão resultar na perda de investimentos.
Deste modo, além de incluir as palavras-chave ideais nos anúncios, deve-se estruturá-lo de modo a ter textos e ou imagens impactantes para atrair a atenção do leitor perante aos demais anúncios de outras empresas.
Uma ótima dica nesta fase é consultar os serviços de empresas especializadas em marketing digital para a criação de anúncio ideais.
Crie uma Landing Page ao invés de apontar para seu site
Uma dica não obrigatória porém. essencial para capturar novos prospectos está em criar uma landing page e apontar os anúncios do Adwords para esta.
Isto porque grande parte do público clicará em seus anúncios e não farão nenhuma ação de imediato, abandonando o site em poucos minutos e desperdiçando o orçamento da empresa. Porém com uma landing page adequada, é possível capturar o contato do público e posteriormente aplicar técnicas de interação, despertar de interesse e vendas por meio de e-mail marketing por exemplo.
Configure as conversões
A configuração de conversões irá auxiliar no acompanhamento e avaliação da eficiência dos cliques em gerar atividades por parte do público como vendas, cadastros, downloads, ligações entre outros.
Deste modo, com esta ferramenta é possível compreender o comportamento dos seus anúncios e posteriormente ajustá-los de acordo com a necessidade para se obter investimentos mais sensatos e otimizados.
Não se esqueça do remarketing
O remarketing é um recurso utilizado para alcançar pessoas que acessaram seu site anteriormente e não realizaram nenhuma ação (compra, cadastro entre outros).
Exemplo: Pessoas que pesquisam por camisas sociais acessam o seu site para conferir os modelos disponíveis. Estas pessoas podem ser adicionadas a uma lista “Camisas Sociais para Trabalho” para que vejam anúncios relacionados enquanto acessam outros sites.
Para utilizar o remarketing de maneira adequada, convém consultar especialistas em anunciar com o Adwords para promovê-los de maneira eficiente.
Com se pode observar, anunciar no Google pode não ser uma tarefa difícil, porém exige total capacitação para planejar, criar e anunciar de maneira adequada.
Deste modo, tentar se arriscar com a criação de anúncios sem o conhecimento adequado, haverá uma grande chance de ineficiência e perda de investimentos. Sendo assim, a contratação de uma equipe especializada em marketing digital pode fazer toda diferença para obter anúncios de qualidade com ótimo custo benefício para a empresa.
E você, já anunciou no Google? Conte-nos a sua experiência!