Já faz um tempo que o marketing e a publicidade tradicional não garantem mais resultados consideráveis para as empresas. Um dos motivos é que na internet, o poder está nas mãos do consumidor. Ele pode escolher entre clicar ou não em um anúncio, visitar ou não uma página de vendas, ler ou não as explicações sobre seus produtos e por aí vai.
Nesse contexto, novas abordagens e táticas que ofereçam a eficiência para sua organização e uma boa experiência para seus potenciais compradores devem ser adotadas. Fizemos este post na intenção de lhe mostrar algumas dessas estratégias. O objetivo é que você fique plenamente consciente de como poderá vender mais pela internet de maneira inteligente e funcional. Continue lendo!
Apostando em conteúdo
Hoje em dia, mais de 60% das pessoas que entram em contato com a empresa, já tomaram a decisão de compra antes, ou seja, já pesquisaram tudo sobre o tipo de produto que desejam comprar. Por isso tanta gente não consegue mais captar clientes pela internet, pois estão usando metodologias ultrapassadas. A solução é apostar em informação. Nesse sentido, o marketing de conteúdo ganha força.
Através dele, você consegue educar seus leads para a compra, além de terem a chance de conectá-los a sua marca. Sem contar que a fidelização, em muitos casos, se torna muito mais fácil. Não foi por acaso que colocamos este assunto no primeiro tópico, pois sabemos que empresas que desejarem vender mais pela internet precisam aprender a criar e publicar conteúdo de qualidade para seu público.
Automação de Marketing
Outra tática que não pode ser deixada de lado é a automação de marketing. É um processo que, como o nome explicita, automatiza os processos relacionados ao marketing e as vendas. Dentro dessa estratégia, temos o conceito de máquina de vendas, que é um programa divido em etapas que permite que o cliente conheça os produtos e realize a compra de maneira segura e eficiente, sem você ou sua equipe precisarem estar em tempo integral.
O e-mail marketing é outro aliado nesse sentido. Quando você integra uma campanha de e-mails em sua estratégia de marketing, seus resultados aumentam de forma considerável. Uma comunicação precisa e eficaz pode ser realizada entre sua marca e seus clientes. Em certos casos, a taxa de conversão média através de uma comunicação deste tipo ultrapassa os 14%.
Criando relacionamento com clientes
Apesar das vantagens da automatização, precisamos ressaltar a importância de criar relacionamento com clientes. Como ressaltamos, a própria automação ajuda nesse sentido, mas é importante não abandonar as formas diretas de relacionamento. Afinal, vendemos para humanos e não para robôs. Responder pessoalmente os e-mails de seus clientes, interagir nas redes sociais ou até mesmo se valer de videoconferências, são maneiras indiscutíveis de como vender mais pela internet.
O próprio marketing de conteúdo ajuda nesse sentido. Afinal, ele possibilita a conversação, que não é somente de empresa para cliente, pois o leitor de um post poderá interagir em um comentário, curtir e compartilhar uma publicação nas redes sociais e etc. Portanto, use as ferramentas online para otimizar o relacionamento com seus clientes e eleve seus resultados!
Design
Não poderíamos deixar de citar também o design, que é outro elemento imprescindível para alavancar as vendas de uma empresa na web. Simplesmente pelo motivo de causar impacto positivo no visitante de seu site. Portanto, pense sempre em como poderá melhorar seus canais de vendas e tudo o que envolve sua imagem na rede. Começando pela logo, passando seu site e homepages até as páginas de captura e vendas.
Procure aliar design e tecnologia a funcionalidade. Destaque os ‘call to actions’ de suas páginas, invista em usabilidade responsiva para vender através de dispositivos móveis, utilize boas imagens dos produtos e serviços, entre outras práticas. É um erro primário, mas ainda bem frequente é desejar um site do seu jeito. Mas é preciso pensar no cliente, afinal, um canal feito para ele facilita demais as vendas pela Internet.
Enfim, este foi nosso artigo de hoje. Esperamos mais vez termos sido úteis para o desempenho de sua marca no universo digital. Coloque essas dicas em prática e compartilhe su experiência. E não se esqueça de interagir com um comentário ou nos enviar uma mensagem. Até breve!
SOLICITAR ORÇAMENTO