A criação de identidade visual passa pela construção de pesquisa e análise de concorrência, entre outras coisas, pela escolha de tipografia e cores para o logo de sua empresa e pela criação de seu material gráfico institucional.
Confira cinco passos para criação de identidade visual da sua marca
1. Defina em primeiro lugar qual a sua mensagem
A identidade visual de uma marca precisa ser feita com base na missão e visão da marca então, em primeiro lugar, estabeleça qual o propósito de sua marca.
Mais do que vender produtos ou serviços, defina um motivo para sua marca e por que sua marca faz a diferença no mundo e na vida das pessoas.
Sua representação gráfica deve, necessariamente, passar essa mensagem. As escolhas da tipografia e das cores citadas acima estão diretamente relacionadas a isso.
Se sua marca é da área da saúde e quer passar uma imagem de tranquilidade e calma, por exemplo, você não deve optar por um logo que utilize cores vibrantes como vermelho.
Você pode ler mais sobre isso em nosso completo artigo sobre Como escolher cor para sua identidade visual – Parte 1 e Como escolher a cor para sua identidade visual – Parte 2, este artigo poderá ajudá-lo na escolha da cor, de acordo com, princípios do design e relação emocional que os consumidores possuem com as cores.
2. Estabeleça uma relação emocional
Conexões emocionais com o consumidor são a melhor forma de garantir uma relação duradoura e de maior fidelização de clientes. Por isso,é preciso ter atenção com a criação de identidade visual da sua empresa.
Ao criar sua marca, depois de já ter definido sua missão e visão, pense no design de forma a estabelecer uma relação emocional com as pessoas.
Quais valores e bandeiras sua marca defende? Graficamente isso deve ser representado em sua identidade visual.
3. Trabalhe com a simplicidade na criação de identidade visual
Menos é mais, quando o assunto é design, sempre vence! Evite criar uma identidade visual com tipografias e imagens muito rebuscadas.
Busque sempre clareza e objetividade na sua comunicação, inclusive na comunicação visual.
O chamado “flat design”, que trabalha com minimalismo, é uma tendência atualmente, não somente na criação de identidade visual, mas também na criação de websites.
Outro ponto a favor da simplicidade é que em um mundo repleto de informações, vindas de todas as partes e em todos os formatos, a mente se sente aliviada ao ver uma mensagem que vai direto ao ponto.
Mas não se engane, criar uma identidade simples não significa que será um trabalho fácil.
A pesquisa e a análise de concorrentes sempre será um ponto fundamental utilizada na criação de identidade visual por designers do mundo inteiro.
4. Mantenha sua identidade visual em toda sua comunicação
Para criar uma representação visual que seja identificada facilmente pelas pessoas, você deve manter o padrão em todas as formas de comunicação de sua marca.
Se sua empresa tem uma página no Facebook, por exemplo, ao criar peças para serem postadas, utilize a aplicação correta do seu logo, escolha as cores da sua marca para trabalhar com filtros na peça e selecione imagens que estejam de acordo com a mensagem de sua marca.
Se você conseguir construir uma identidade bem definida, sua marca será percebida pelo público num texto ou imagem mesmo se seu logo for retirado da peça.
A mensagem de sua marca deve estar presente também na própria concepção visual do produto e da embalagem.
Veja o exemplo da Apple. Os produtos da gigante de tecnologia são de intuitivos, simplificando o acesso dos usuários.
O design dos produtos e da logo da Apple segue a mesma lógica: simples e intuitivo.
5. Crie um manual da marca
A criação de um Manual da Marca facilita a padronização do uso do logo porque ele irá estabelecer as regras da sua identidade visual.
Nele você deve incluir: missão e visão da marca, tipografia, cores e formas de aplicação corretas e incorretas da marca, sua aplicação em diferentes fundos (branco, preto, colorido, horizontal, vertical, sobre imagens).
Além destas informações básicas para o manual, existem tantas outras informações que também poderão ser incluídas, de acordo com a necessidade do cliente, como por exemplo: uniformização de funcionários, frota da empresa, aplicação da marca em envelopes, timbrados e pastas; aplicação da marca em produtos e anúncios de revistas, entre outras.
Ter uma identidade visual alinhada com o propósito e a missão de sua empresa não é uma tarefa para qualquer pessoa.
É importante contar com profissionais qualificados que saibam trabalhar com design de maneira adequada para passar visual e graficamente a mensagem que se deseja.
Veja um exemplo de site que vai totalmente de acordo com a criação de identidade visual, o site da Planenge Construtora é um ótimo exemplo e foi desenvolvido pelo ID7 Studio.
Sua empresa já possui uma identidade visual?
Será que não está no momento de criá-la e ganhar mais credibilidade com os clientes e consumidores?
Conte conosco para a criação de identidade visual!