Se sua empresa quer se destacar nos principais buscadores? Aqui vão algumas dicas básicas de como o Search Engine Optmization (SEO) pode ajudar a melhorar o seu posicionamento online.
Tenha em mente que, para criar o conteúdo, você deve pensar no seu target e não nos buscadores. Os artigos também devem ser originais e muito bem escritos. Vamos, então, às dicas básicas de SEO.
Site
Título
Pode parecer uma bobagem, mas não é. Talvez você nem leia o título do site, mas os buscadores o fazem. É crucial utilizar palavras-chave relevantes para o seu negócio obter um bom posicionamento online.
Descrição
Sabe aquele texto que aparece logo abaixo do link no Google? Então, essa é a descrição. Se seu site tem várias páginas, cada página deve ter uma diferente. É nesse momento que o usuário irá saber, de forma rápida, do que se trata o a página referenciada. Faça uma boa descrição utilizando muito bem as palavras-chave. Esse item deve ser personalizado na metatag description.
Keywords
As keywords, ou palavras-chave, também devem ser diferentes para cada página de seu site. Por isso, trabalhe muito bem a metatag keywords. Pensar que adicionar qualquer palavra será melhor para seu site é um erro. Saiba que o seu site pode ser penalizado por utilizar palavras que não fazem o menor sentido para o seu negócio. Faça uma boa análise do seu target, serviço ou produto e, até mesmo, da sua concorrência para encontrar palavras-chave de extrema importância.
URL amigável
Quando a internet ainda era uma novidade, era muito comum encontrar links como esse http://www.seusite.com/1G5E0T9A, por exemplo. Esse tipo de link deve ficar por lá, no passado. Hoje em dia, use os links amigáveis, por exemplo http://www.seusite.com/clientes. Não só facilita para quem acessa, como também para os buscadores.
Conteúdo do site
Como usar os títulos nas páginas
Dentro de cada página, ao colocar o conteúdo, é possível escolher a formatação de cada título e subtítulo. Por exemplo, do mais geral ao mais específico deve seguir <h1>, <h2>… <h6>.
Links
A melhor forma para usar corretamente seus links é pensar em uma boa call-to-action. Pode parecer besteira, mas dizer o que deve ser feito é extremamente funcional. Não seja óbvio, seja criativo. Mais vale dizer “Ainda não viu nossas promoções de Carnaval? Veja agora mesmo” a dizer “Clique aqui para ver as promoções de Carnaval!”.
Links entre páginas
Se o que mais importa é que o cliente continue navegando em seu site, então essa dica vale ouro. Crie links ao final de cada artigo para que ele navegue em vários artigos, páginas ou conteúdos. O importante é que ele não saia da sua página. Seu site não deve ser uma rua sem saída, muito pelo contrário, ele deve ser como um mar, para que o cliente possa navegar sem dificuldade alguma.
Imagens
As imagens também ajudam para o posicionamento online. Assim como as URLs amigáveis, as imagens também devem conter, em seu nome, palavras que a definam. Ao invés de utilizar “DSC151283.jpg”- muito comum em fotos digitais-, utilize “foto-loja-fisica-nomedaempresa.jpg”. Para ser ainda mais eficiente, não se esqueça de completar a descrição da foto, legenda e texto alternativo.
Essas são apenas algumas dicas básicas, porém muito úteis, para melhorar a busca orgânica da sua empresa nos buscadores. Mesmo sendo um trabalho de formiga- a médio e longo prazo- vale a pena investir em SEO. Dessa forma, sua empresa ficará muito bem posicionada e estará um passo à frente da concorrência.
Você já utiliza algumas dessas dicas no site da sua empresa? Conte para a gente qual o resultado!