Gosto pessoal vs design adequado
Muitas pessoas não dão a devida importância ao design de seus produtos e serviços. Certamente isso é um erro que pode trazer conseqüências negativas com o passar do tempo. O Design é um fator decisivo no novo cenário competitivo mundial pois agrega valor ao produto e desencadeia diversos processos de estímulos visuais.
Em outras palavras, um produto com design bem trabalhado aumenta significativamente a qualidade percebida pelo seu cliente, de forma que o consumidor considera seu produto melhor e mais profissional. Após a aquisição, o design continua valendo para que o consumidor se sinta mais satisfeito com sua aquisição e, desta forma, considere ter pago um valor justo pelo produto.
No design não há espaço para termos como “bonito” ou “feio” mas sim “adequado” ou “inadequado”. O bom design é aquele que executa bem o seu papel e passa a imagem acertada ao receptor, sendo assim, é importante que não deixemos nossos gostos pessoais tomarem conta do processo criativo. Não é de todo errado deixar o nosso gosto pessoal completamente de lado ao criar um logotipo, por exemplo, mas é necessário que o público alvo seja o motivo principal em todas as escolhas.
Por este motivo, contratar um bom estúdio de design para desenvolver a identidade visual de sua empresa é fundamental pois além de permitir que um profissional qualificado execute o trabalho, garante que um designer analise as reais necessidades de seus clientes de forma imparcial. É muito comum ver empresas com uma identidade visual incompatível com os produtos e serviços oferecidos.
Por exemplo, um empresário que tem um gosto pessoal mais despojado pode acabar passando isto na identidade visual de um restaurante que tem um público mais sofisticado e tradicional. É muito comum vermos cantinas voltadas para um público mais tradicional e conservador possuírem uma identidade arrojada e digna de uma rede de fast food.
Cabe ao designer analisar cada caso e tomar as decisões necessárias sobre qual linha de criação seguir, tentando se comunicar da melhor forma com o público alvo da empresa. É importante contratar um profissional qualificado e confiar em suas escolhas, tentando evitar que seus gostos pessoais interfiram no trabalho.
Fazendo um rápido paralelo, contratar um designer e não o deixar livre para criar é o mesmo que ir a um médico e se dar um diagnóstico pedindo apenas a receita.