Menos é mais
Existe um ditado muito aplicado no universo do design que pode ser usado na hora de criar uma boa Landing Page: Menos é mais. Isso explicita bem o conceito de design clean, que é garantir um resultado satisfatório com o mínimo de elementos possível. E não é só de sofisticação que essa essência se baseia.
A verdade é que menos elementos ajudam na tomada de decisão de um cliente. Pois nosso cérebro “não gosta” de tomar decisões, e quando estamos diante de muitas variáveis, na maioria dos casos, acabamos não escolhendo nada. Partindo desse princípio, uma página de conversão deve obter apenas os elementos mais importantes para converter.
O “exagero de design” presente em grande parte de sites da web, é na verdade um excesso de elementos estéticos desprovidos de função. Isso gera sobrecarga cognitiva e prejudica a experiência do público-alvo. Por isso que, na hora de criar algo voltado à conversão e ao bom funcionamento, devemos lembrar: nenhum elemento deve estar em uma interface sem uma função definida. O design, tanto imagem quanto texto, precisa agregar apenas coisas com um objetivo específico dentro da função da página.
Foco na conversão
Para ajudar nesse sentido, a técnica AIDA pode ajudar: Chamar a Atenção, despertar o Interesse, provocar o Desejo e estimular a Ação. Considere essa ordem para obter conversão em sua Landing Page. É preciso estruturar as informações, ser objetivo e simples e enfatizar os benefícios por trás de sua oferta.
Uma informação importante é não colocar nenhum link, menu ou outra informação externa que possa distrair o visitante. A ideia é apresentar ao usuário somente as opções: Obter a oferta ou abandonar a página. Nesse caso, ressaltamos mais uma vez: menos é mais!
As cores no design em uma Landing Page
Um estudo da Quicksprout mostra que 90% de todas as avaliações de produtos são relacionadas à cor. Um grande número de consumidores costuma avaliar as cores de um produto na hora da compra. Além do mais, acredite, muita gente desiste de comprar um produto por não ter sua cor favorita. As cores, de fato, produzem reações no cérebro e influenciam nossas ações.
A cor pode ser um diferencial de sucesso de sua Landing Page. Por isso dê atenção a este aspecto do design e pense em como ele poderá ajudar na busca dos objetivos. Experimente, faça testes, tente descobrir o que funciona melhor para seu público-alvo. Afinal, diferente do que alguns pensam, não há uma cor certa para um texto de conversão ou do botão, por exemplo. O segredo então é experimentar.
Convencido de menos é mais? Interaja conosco nos comentários ou nos envie uma mensagem. Até breve!