O marketing digital tem, cada vez mais, se tornado um ótimo canal de vendas, muitas vezes mais lucrativo, acessível e otimizado em relação aos métodos tradicionais. Mesmo assim, empresas que já estão acostumadas e obtêm sucesso com os meios tradicionais são um pouco resistentes.
Uma maneira de demonstrar a eficácia das ações de marketing digital é através do Retorno sobre Investimento (ROI), que é capaz de mensurar com precisão os retornos efetivos. Saiba agora como calcular o ROI das campanhas de marketing digital.
O que é ROI?
ROI, em inglês Return On Investment, é um dos indicadores de custo-benefício que podem ser utilizados. O seu cálculo é interessante, pois pode ser aplicada a qualquer tipo de investimento e oferece a segurança que a empresa procura na hora de investir seu dinheiro.
Seu cálculo pode ser feito da seguinte maneira:
ROI= Ganho obtido – Valor de investimento/ Valor de investimento,
Podendo estes valores ser monetários ou não.
Três maneiras de calcular desempenhos
1. ROI de buscas orgânicas X ROI de links patrocinados
O Marketing Digital não é uma conta fechada. Cada segmento e cada público lida de forma diferente com as campanhas. Por isso, essa quantificação é importante, para saber em qual das exposições a empresa obtém mais sucesso.
Essa metrificação também pode ser utilizada para comparar os resultados de ações de marketing digital x marketing tradicional.
2. ROI sobre o SAC
O Marketing Digital também pode ser uma solução eficaz para esclarecer dúvidas e agregar informações sobre produtos e serviços, que de alguma maneira seriam feitas através do Atendimento ao Cliente, uma via de comunicação de mão única e que gera certos custos ao empreendimento. Esclarecendo uma dúvida de um cliente em uma rede social, você poderá esclarecer a de outros tantos, economizando em tempo e recursos.
3. ROI do feedback
As campanhas de Marketing Digital devem estar sempre alinhadas com o objetivo de interagir e ouvir seu lead. Desta maneira o cálculo do ROI deve levar em consideração as taxas de retenção de clientes e os custos de conversão- se é feito de maneira orgânica ou por links patrocinados, etc.
É importante que a pessoa que vá investir em Marketing Digital tenha em mente que é comum que os resultados em curto prazo não sejam tão animadores. Isso porque este é um investimento de longo prazo. Os números também não dizem por si só. Por isso, é fundamental que, antes de se realizar os cálculos, sejam definidas metas claras de onde a empresa quer chegar para que então sejam definidos os parâmetros.
Só o ROI basta?
O ROI é uma ferramenta bastante eficiente. No entanto, é importante que outras métricas também sejam acompanhadas. Contagem de tráfego e número de comentários, por exemplo, podem complementar o significado dos resultados do ROI.
Por isso, não confie apenas nos números. Para que o cálculo do Retorno sobre o Investimento seja realmente eficaz, analise as campanhas estudando minuciosamente cada parâmetro. Ou seja, estudando cada fonte de tráfego, entendendo o comportamento das buscas orgânicas, o uso de links patrocinados, etc.
O que analisar junto com o ROI?
Alguns dos pontos que merecem atenção:
– Vendas
– Feedback dos clientes
– Leads
– Percepção da marca
– Taxa de rejeição.