No momento de contratar um profissional, as empresas optam pelo mais barato. Uma empresa, referência atualmente, que já percebeu a importância do bom design é a Apple. Quanto maior o valor do trabalho, maior será o valor do produto. A Apple que o diga…
Por isso, entenda os benefícios que o investimento pode trazer para o seu produto ou serviço.
O investimento em design gera retorno para empresa
Qualquer investimento feito em uma empresa tem por objetivo receber retorno financeiro. O que acontece é que com algumas áreas esse retorno não é tão visível.
Por exemplo, um restaurante despende certo valor por uma cozinha melhor comprando aparelhos melhores, contratando um bom chefe de cozinha e investindo em produtos de qualidade. O retorno financeiro deste investimento pode ser medido facilmente. Porém, esta mesma empresa não conseguirá medir da mesma forma o retorno do investimento no designer que criou o site ou a logo do estabelecimento.
E isso acontece porque o design não é um retorno palpável. Mas já existem estudos que apontam e respaldam o valor de um bom trabalho. Segundo a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), 75% das empresas que recentemente investiram em design obtiveram aumento nas vendas. E os resultados não estão somente aliados ao lucro, 41% destas mesmas empresas reduziram seus custos.
Análise mais qualificada das necessidades do cliente
O planejamento de um site, de uma logo ou mesmo de uma ilustração vai além da imaginação dos profissionais envolvidos. Para que ele acerte o público-alvo e gere o retorno esperado é necessário pesquisa, tempo, dedicação e conhecimento.
Ou seja, um design bom não é apenas um produto bonito. Ele precisa ser funcional. Além de agradar ao cliente, precisa passar conceito da marca.
Conceito e lembrança da marca através do design
A marca da empresa é um dos pontos mais fortes dela. Aliás, algumas gigantes, como a Nike, são praticamente só o gerenciamento da marca. Isso porque elas passam a produção de seus produtos para terceirizadas. E acredite, essa maneira de realizar negócios é tendência.
Por trás de uma marca forte está a construção de diversos conceitos. Inconscientemente, as pessoas associam essas características a elas. Por exemplo, Apple é requinte, Nike é qualidade e saúde e Bombril é funcionalidade.
O trabalho de criação da parte gráfica deve sempre aliar-se ao conceito. Por isso, vale a pena ter um bom profissional para realizar um trabalho que durará anos e ainda gerará tamanho impacto para a sua empresa.
Diferencial competitivo do design para o sucesso
O bom design gera diferencial competitivo para a sua empresa e isso poderá definir o sucesso ou o fracasso perante o mercado. Com maior competitividade no Brasil, a cultura de investimento em design passou a se formar.
A mudança de cultura das empresas brasileiras foi lenta, pois copiar é sempre mais barato que criar o diferencial. Até hoje as empresas ainda escolhem profissionais pelo preço e não pelo valor dos resultados que serão obtidos.
Seja como for, investir em um bom design irá lhe dar um diferencial competitivo em relação às outras empresas. Mas o desenvolvimento de um design funcional é um aliado também caso o mercado já esteja saturado, porque pode justamente fazer com que o seu produto receba mais atenção e preferência.
Nas palavras de Norio Ohga, presidente e CEO, Sony:
“Na Sony, supomos que todos os produtos de nossos concorrentes terão basicamente a mesma tecnologia, o mesmo preço, o mesmo desempenho e as mesmas características. O design é a única coisa que diferencia um produto do outro no mercado.”
Antes de optar por um serviço de design é importante que você procure um trabalho qualificado que te dará o resultado desejado, caso contrário o barato pode sair caro.
Já investiu em um designer? Conte para nós como foi a sua experiência.