O problema
Você se pergunta por que seu site não gera resultados? Por que ninguém entra em contato com sua empresa? Por que você não aparece no Google? Neste artigo, vamos tentar listar os erros mais comuns nos sites de empresas que não conseguem explorar o potencial da internet em seus sites.
1 – Você só tem 5 segundos. Valendo!

Pesquisas apontam que um site tem apenas 5 segundos para convencer o visitante de que oferece aquilo que ele procura. O que você quer passar para seus visitantes? Muitas empresas desperdiçam a página inicial do site com apresentações, introduções, música, vídeos e muito conteúdo que precisaria de muito mais do que 5 segundos para ser visualizado e digerido pelo visitante. Se o seu objetivo é ter um site que gere resultados, é preciso criar uma página inicial que diga de forma clara, objetiva e direta o que você faz. Se o seu visitante não conseguir assimilar o seu negócio em menos de 5 segundos ele irá embora. Lembre-se que é muito comum que as pessoas pesquisem algo no Google e abram diversas abas sobre o assunto. Depois elas vão visualizando por cima uma a uma para escolher em qual vão gastar mais tempo lendo.
2 – Fale menos para não confundir
Menos é mais. Essa frase é muito conhecida, mas você sabe direito o que isso quer dizer? Em uma pesquisa realizada pela Columbia University (Washington), ficou comprovado que quando o consumidor tem à disposição uma grande variedade de opções ele desiste da compra. A pesquisa avaliou consumidores que se comportavam diante de uma oferta de geléias em uma doceira.
Primeiro, foram oferecidas 24 opções de sabores. Cerca de 60% das pessoas pararam diante da mesa, mas apenas 3% compraram o produto.
Depois, reduziram a quantidade de sabores para apenas 6. Quando isso ocorreu, somente 40% pararam para conferir as geléias, mas, surpreendentemente, 30% conseguiram efetuar a compra.

Um número maior de opções exige mais do seu visitante, fazendo com que ele sinta medo de tomar uma decisão errada, o que gera paralisia. Por este motivo, muitos visitantes podem entrar no seu site, verem a página inicial e irem embora sem sequer navegar. Um site de sucesso deve sempre ser orientado para a menor quantidade de informações de forma mais clara possível. Caso o cliente tenha interesse em saber mais ou se aprofundar no assino, ele que tome alguma ação (como um botão de leia mais). Não misture muitos produtos ou serviços na mesma página. Tente reduzir o número de opções para que seu visitante não se sinta receoso de tomar a decisão de te contatar.
3 – Dê ênfase no que interessa
Também tomando como base o estudo citado no item anterior, podemos ainda concluir que, se o objetivo é diminuir o número de possibilidades para o visitante para que este tome uma ação (como por exemplo entrar em contato, comprar algo ou pedir um orçamento), é importante dar ênfase na ação que você deseja que ele tome (ao que damos o nome de call-to-action). Utilize chamadas atraentes e botões grandes para deixar bem claro onde você quer que o seu visitante clique. Neste ponto também é importante escolher corretamente as cores. Leve em conta o significado de cada cor para a sua chamada (por exemplo, não use um botão de chamada em vermelho, pois esta cor simboliza o perigo e a urgência). Confira a seguir a página inicial do site do ID7 Studio como exemplo:

Na imagem acima, vemos de forma clara o que o site oferece: Sites Surpreendentes. O botão “Saiba Mais” em destaque mostra de forma clara onde o cliente deve clicar. Note que o próprio menu do site não chama tanta a atenção, nem mesmo o logotipo. O objetivo aqui é induzir o visitante a clicar no botão e conhecer o serviço de criação de sites profissionais.
4 – O tempo é precioso!
Como já comentamos, você tem apenas 5 segundos para convencer seu visitante de que seu site oferece exatamente o que ele procura. A sociedade atual tem cada vez um comportamento de urgência e ansiedade. Cada vez mais o cliente quer tudo para ontem. Se o seu site demorar para carregar, isso inconscientemente refletirá na mente do seu visitante como se sua empresa também fosse lenta ou pouco eficiente. Testes de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar em média, no máximo, 8.6 segundos antes de abandonar o site. Quase 50% dos visitantes têm expectativa que seu site carregue em 2 segundos ou menos.
E mais, você sabia que 40% das pessoas abandonarão seu site se ele demorar mais que 3 segundos para carregar? Um estudo da Mozilla concluiu que, quando a homepage do Firefox carregava 2.2 segundos mais rápido, as conversões (número de downloads do navegador) aumentavam em 15.4%.
Hospede seu site em um servidor rápido e confiável, e use plugins de cache para acelerar a navegação caso seu site use um sistema gestor de conteúdo. É fundamental levar em consideração o tempo de carregamento de seu site durante o desenvolvimento.
5 – Seu site é bem acessado da rua?
Com a evolução de tablets e smartphones, a navegação móvel aumentou significativamente nos últimos anos, e tende a crescer ainda mais. Em alguns casos, um site pode superar 20% de perda de visitantes simplesmente por ter um site que não carrega bem em smartphones. A palavra que está na boca dos designers hoje é “responsivo”. Site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao formato de tela de smartphones, tablets e computadores. É fundamental que seu site seja bem visto mesmo em telas pequenas. Hoje as pessoas acessam a internet da rua, do taxi, do avião, do metrô, e até da cama usando smartphones.
Conclusão
Não adianta investir horrores em AdWords, anúncios, redes sociais ou mesmo mídia impressa se o seu site não for pensado para que o visitante entenda que sua empresa oferece o que ele precisa. Tente sempre criar sites que carreguem rápido e que, em menos de 5 segundos, o visitante consiga de forma clara entender o que você faz e saber exatamente onde ele deve clicar para conseguir o que deseja.
Use menus simples, sem excesso de conteúdo. Se sua empresa oferece uma gama muito grande de produtos ou serviços, não tente mostrar tudo isso de uma vez ao seu visitante, lembre-se do estudo da geléia. Se for o caso, crie várias landing pages (páginas menores) cada uma com o foco em um produto ou serviço. Exibir uma grande quantidade de opções para seu visitante pode simplesmente fazer ele ir embora.
Por fim, se for contratar alguém para desenvolver ou modernizar o seu site, procure profissionais com experiência e que tenham de fato conhecimento necessário para criar sites que dêem resultados. Lembre-se que de nada adianta ter um site lindo mas que não gere leads, oportunidades e concretize vendas.
Se precisar, você pode contar com o apoio de profissionais aqui mesmo, no ID7 Studio.
Hoje em dia tenho reparado que muitos sites não têm estrutura para a navegação via internet móvel. Alguns mais antigos ainda usam Flash. Já outros insistem em utilizar imagens para criar menus simplesmente para manter o efeito “hover”, sem se darem conta de que já é possível fazê-lo facilmente via CSS. Ou até mesmo, em caso extremo de uso de imagens, esquecem da importância do uso de sprites. Por fim, há até mesmo os que ousam em utilizar os famosos toolkits para criarem efeitos mas que geram lentidão em aparelhos mais lentos.