O Cartão de Visita
O cartão de visita é um pequeno cartão contendo os dados de contato de uma pessoa ou corporação. Para muitos, ele é a primeira ferramenta de marketing. Após um contato profissional, é fundamental que a conversa seja finalizada com a troca de informações de contato, para que a relação continue, e é aí que entra o cartão de visita. A conversa pode continuar por telefone, e-mail, messenger, skype ou até por correio, e estes são os dados que devem constar no seu cartão de visitas.
Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo. Neste pedacinho de papel podemos passar todo o profissionalismo e seriedade de uma grande corporação ou todo o amadorismo e falta de preocupação com a aparência de nossa empresa ou nosso trabalho.
O design aumenta significativamente a qualidade percebida de qualquer produto, e com o cartão de visita não é diferente. Mesmo tendo uma pequena empresa ou trabalhando sozinho, um cartão pode passar a idéia de qualidade e seriedade, da mesma forma que mesmo sendo de uma grande empresa multinacional, um cartão mal diagramado pode passar a idéia de amadorismo e falta de qualidade. A grande maioria das pessoas dá preferência ao belo e compra a imagem. A grande maioria dos livros é vendida pela capa, os produtos em uma prateleira de mercado pela embalagem, e assim sucessivamente. Ao ir a um restaurante e pegar um cardápio, pessoas compram pelas fotos e ilustrações atrativas dos alimentos, mesmo sendo eles completamente diferentes dos reais a consumir.
Em outras palavras, se um cliente tem em mãos 2 cartões de visita de 2 profissionais que fazem o mesmo tipo de serviço, ele dará preferência ao cartão que passar melhor o conceito de qualidade e profissionalismo, muitas vezes mesmo que este profissional cobre um pouco mais caro.
Dicas para seu Cartão de Visita
Para se destacar, seguem algumas dicas para se obter os resultados esperados e se destacar perante seus concorrentes com o seu cartão de visita:
1 – Contrate um profissional capacitado
Design é uma profissão e como todas as outras conta com bons e maus profissionais. Muitas pessoas confundem design com arte. Design não é arte, mas pode usar arte. O design é capitalista e visa resultados. Beleza é uma questão pessoal de gosto, o que é belo para mim pode não ser para você e o bom designer sabe disso. O bom designer trabalha em cima do seu público alvo e tenta se comunicar diretamente para atingir o melhor resultado esperado.
Design é sinônimo de projeto, e um designer competente projeta cartões utilizando conceitos adquiridos que vêm da psicologia, gestalt, teoria das cores e história da arte. Em outras palavras, não adianta criar um cartão de visita lindo e super moderno sendo que seu público é tradicional e não está suscetível a grandes mudanças.
Da mesma forma como não é uma boa idéia criar um cartão tradicional, simétrico em papel de luxo para um público jovem e antenado com novas tecnologias. Design bom é aquele que traz resultados. Mesmo que você tenha uma boa idéia do que queira, o auxílio de um profissional pode evitar que cometa erros graves na escolha de fontes, dimensões e imagens.
2 – Imprima seus Cartões de Visita com profissionais
Impressão é muito mais complicado do que parece. Imprimir seu cartão de visita em casa definitivamente não é uma boa idéia. Cartões produzidos em impressoras jato de tinta convencionais não possuem uma qualidade profissional e podem borrar no contato com umidade (incluindo a das mãos), sem contar que o corte dificilmente fica reto.
O que você vê na tela nunca é o que você obtém no papel, isso porque tela e impressoras utilizam escalas de cores diferentes. Se possível, deixe a cargo do designer se encarregar da impressão. Um bom designer tem maior conhecimento de causa e consequentemente maior capacidade de se relacionar com a gráfica, pense nisso.
3 – Um bom logotipo muda tudo
Cartões de visita sempre ficam mais atraentes e profissionais quando levam um logotipo. Se você não possui um, desenvolva-o primeiro, assim você evita gastos futuros tendo de criar novamente seu cartão de visita quando tiver o logo. De preferência, solicite que o mesmo designer dos cartões trabalhe seu logotipo, assim ele imprime a mesma identidade visual em toda a sua linha de produtos (logotipo, cartões de visita, timbrados, folhetos, etc). Mesmo que você seja um profissional autônomo, é possível criar um logo para você inclusive usando o seu nome.
4 – Cartão de Visita não é panfleto
Coloque em seu cartão apenas as informações que realmente são necessárias para um primeiro contato. O importante é que o seu potencial consumidor possa identificar quem é você, o que você faz e como entrar em contato. Menos é mais, e espaços em branco, respiros e vazios são tão importantes quanto o conteúdo propriamente dito. Se quiser fazer propaganda e divulgar todos os seus produtos e serviços, utilize folhetos ou flyers que são mais adequados à essa necessidade.
5 – Inove mas sem perder a função
É sempre bom inovar com um acabamento especial, um formato diferenciado ou um corte diferente (cantos arredondados, por exemplo), mas tome cuidado para não comprometer a função do seu cartão de visita. Os cartões tradicionalmente são retangulares e no tamanho de 9 x 5 cm não por acaso. Este tamanho e formato permitem que seus cartões possam entrar facilmente em qualquer carteira, bolso ou pequeno compartimento e são grandes o bastante para não se perderem tão facilmente.
Cartões imensos ou com dobras que os deixem volumosos podem ter outro destino que não um bolso ou carteira e provavelmente será o lixo. Já cartões muito pequenos se perdem no fundo de bolsos ou compartimentos e acabam sendo esquecidos. Da mesma forma, cartões laminados em papel muito grosso podem ficar pontiagudos e incomodar no bolso, até machucar. Arredondar cantos é sempre uma boa opção.
6 – Tente algo diferente do padrão
Experimente pegar todos os cartões de visita que você já recebeu. Você notará que a grande maioria deles é impressa e envernizada por completo. Isso porque este é o cartão mais barato a se produzir, em OffSet com verniz total. Tente fugir um pouco do convencional e se destacar. Para isso, comece por um design bem feito e despoluído. Depois utilize algum acabamento diferenciado, veja alguns exemplos abaixo:
- Cartão de visita com Cantos arredondados – São confeccionadas facas especiais que cortam seus cartões deixando os cantos arredondados. Isso os torna muito mais suaves e esteticamente mais agradáveis, menos agressivos.
- Cartão de visita com Laminação fosca – Trata-se de uma película plástica que é aplicada nos cartões. É semelhante a uma plastificação convencional de documentos, só que neste caso o plástico é completamente fosco e não reflete nenhum brilho.
Com isso, seus cartões ficarão muito mais lisos e aos olhos de um leigo será como se fossem impressos em algum tipo de papel ultra-liso e único.
A laminação esconde as imperfeições do papel e ainda dá uma resistência maior a ele, deixando-o mais firme, difícil de rasgar e resistente a umidade (incluindo a gordura das mãos). - Cartão de visita com Verniz UV localizado – Ao invés de aplicar o verniz em todo o cartão deixando-o brilhando por inteiro, opte por aplicar apenas em alguns detalhes (como seu logotipo ou seu nome). Este verniz possui uma secagem rápida sob a luz UV e ganha um pequeno relevo, dando ainda mais destaque. Em conjunto com a laminação fosca, cria um contraste interessante de áreas brilhantes versus área fosca.
- Cartão de visita com Plástico PVC – Cartões podem ser impressos em plástico e não apenas papel. São diferenciados e não tradicionais, e podem ainda ser translúcidos. Nem todas as pessoas gostam de cartões de plástico, mas quando utilizados corretamente podem passar a idéia de moderno e diferente.
- Cartão de visita com Papéis especiais – Existem diversas fábricas de papel ao redor do mundo, e muitos representantes e distribuidores. Papéis podem ter texturas diferentes, brilhos, cores e até passar conceitos como é o caso dos reciclados. Alguns papéis são produzidos quase que artesanalmente e trazem em sua composição elementos nada tradicionais como casca de vegetais ou aparas metálicas. Ao trabalhar com papéis especiais é ainda mais importante a consultoria de um designer especializado pois nem todos os papéis aceitam todos os tipos de impressão ou acabamento.
7 – Utilize seus cartões de forma correta
Para cada necessidade existe um cartão apropriado. Existem várias formas de se utilizar um cartão de visita. Ao final de um encontro de negócios que possa gerar frutos futuros, é fundamental deixar seu cartão de visitas.
Em uma relação de comércio por um atendimento exclusivo (como a venda de um automóvel ou de um imóvel, por exemplo) a entrega do cartão no início da conversa já passa segurança e profissionalismo para o seu cliente em potencial, e segurança é fundamental para fechar um negócio.
Para divulgação de produtos e serviços de grande demanda (como venda de produtos cosméticos, assistência técnica, restaurantes, etc) deixar alguns cartões disponíveis para que quem interessar possa pegar é uma boa opção.
O ID7 Studio é uma empresa de design especializada na criação de cartões de visita super premium. Valorizamos o bom design e legibilidade, buscando atingir sempre a melhor qualidade para que você consiga o melhor resultado para o seu cartão de visita.
ola, estou abrindo uma assessoria advocatícia, onde o atendimento é a base, queria uma ajuda no cartão de visita, com algo moderno e que diferencie dos demais, algo que marque. gostaria de saber o preço do serviço antes. grato.
Prezado Rodrigo, bom dia.
Por gentileza solicite um orçamento no link https://www.id7.com.br/orcamentos/ e informe se deseja receber orçamento de impressão junto ou apenas a arte.
Um forte abraço.
Conheci o blog por acaso, mas já adorei. Principalmente este artigo, onde vocês explicam um pouquinho dos tipos de acabamento. Se possível, inclusive, gostaria de sugerir um artigo onde vocês expliquem todos os tipos de acabamento, recorte e detalhes do mercado. Com fotos (da internet mesmo). Seria de muita valia para os profissionais que almejam conhecer um pouco melhor.
Ganharam um seguidor fiel.
Um abraço,
Stanley Sathler.
Boa tarde Stanley,
Obrigado pelo comentário. Sua sugestão foi anotada e passada para os nossos editores. De fato dominar os acabamentos gráficos é um grande diferencial para criar produtos diferenciados, sobretudo no material institucional da empresa.
Abraços
Estou abrindo uma empresa onde venderei produtos de limpeza. Estou com uma dúvida em relação ao cartão de visita. Como devo escrever meu nome? Como proprietario? Diretor? Adm comercial? Somente meu nome mesmo? É uma micro empresa.
Desde ja agradeço.
Felinto
Bom dia Felinto,
Em geral, a palavra “proprietário” pode soar um pouco estranho. Em geral, o proprietário da empresa se auto define como diretor mesmo. Há alguns termos novos como CEO, COO, etc mas em geral são mais usados por empresas de tecnologia. Sugiro “diretor” ou “diretor comercial”.
Abraços.
Seria ruim colocar no cartão, somente nome, profissão, telefone e e-mail. Isto é, não colocar o endereço físico? Ou esse último se faz obrigatório?
Como proceder?
Grata desde já!
Nathalia
Prezada Nathalia,
O endereço passa credibilidade à empresa. Sem endereço, fica parecendo que é uma empresa doméstica. Entretanto se for de fato este o caso, então melhor não colocar. Ou se for apenas um cartão profissional não vinculado a uma empresa, aí sem problemas não ter endereço.
Abs
Ola boa tarde!
Meu marido esta abrindobuma empresabe tem um sócio. Me tire uma dúvida, seria interessante os dois terem seu cartão de visita sendo que segueria um mesmo design, ou, um só cartão com o nome dos dois?
Qual seria mais viável
Sou Administrador por formção consultor empresarial e corretor ou consultor de Imóveis, como ficaria esse layout? gostaria de icomendar o milheiro, qual o valor.
meu email: antoniomarcoslobo@hotmail.com, Cel: (91) 98370-0111. Aguardo seu retorno!