Tecnologias e tendências de desenvolvimento de websites mudam com frequência. Por isso, é preciso investir em um modelo que possa ser trabalhado ao longo do tempo sem mudar radicalmente ou prejudicar os seus negócios pela mudança de uma plataforma, por exemplo.
As opções que você faz ao criar um site, seja pessoal, seja de negócios, devem ter a ver com o seu perfil, com o objetivo do negócio e com o mercado. Fora isso, menos é mais. Veja então o que você deve evitar no seu site para não ter mais trabalho depois:
O que evitar no seu site:
1. Plano de fundo
Existem muitos backgrounds realmente chamativos, que fazem com que nossos olhos insistam em vê-los mesmo de longe, mas isso não pode ser aplicado a um site. Quanto mais poluído for o plano de fundo do seu site, menos atrativo ele será aos olhos do visitante, afugentando-o mesmo sem que ele perceba. Sendo assim, mantenha o background do seu site o mais clean possível, branco sempre é a melhor opção quando você não sabe bem o que fazer.
2. Excesso de fontes
Algumas imitam caderno de caligrafia, outras são réplicas de logos de desenhos animados, outras são mais sérias. Contudo, seu site não pode ser vítima do seu gosto pessoal para fontes, então fique no básico. Nunca coloque mais do que duas fontes na mesma página e mantenha um padrão em todas as páginas do site. Não esqueça que o texto compõe a identidade visual do seu empreendimento.
3. Página de introdução
Sites elaborados e com muitas páginas já saíram de moda há algum tempo. A tendência atual é de simplificar as coisas para o usuário, levá-lo direto ao que ele quer e, para isso, é preciso eliminar barreiras. Uma delas é a página de introdução, uma página que reúne um pouquinho de cada coisa do seu site, sem muito objetivo ou resultado. Tornar as coisas mais fáceis e ágeis para o seu cliente é deixar o seu site mais clean.
4. Animações
Sempre atrativas, as animações podem ser aliadas ou inimigas na hora de desenvolver um site. Houve um tempo em que todos os sites eram feitos em Flash, com animações de tirar o fôlego, mas as pessoas aprenderam que dá mais trabalho, tanto para desenvolver, quanto para manter e até para navegar. Por isso, se for colocar algum tipo de animação, opte por uma pequena que realmente valha a pena e faça diferença no seu site. Se for apenas por estética, deixe pra lá e concentre seus esforços em outros campos.
5. Conteúdo copiado
O famoso control C, Control v não é muito bem visto na internet. Nem por quem lê, muito menos pelos mecanismos de busca. O Google, por exemplo, que é utilizado por mais de 90% dos internautas como motor de busca, penaliza quem copia conteúdo alheio. Além de ser uma prática muito deselegante é crime é chama-se plágio. Se for disponibilizar conteúdo de outras pessoas em seu site, sempre cite a fonte, isso demonstra credibilidade e profissionalismo.
6. Dificuldade de usabilidade
Estamos em tempos de internet mobile, em que milhões de pessoas acessam e-mails, redes sociais e sites em seus smartphones, tablets, ipads e outros gadgets. Se você investir em uma única solução, que contemple apenas um tipo de recurso tecnológico, sairá perdendo diante da concorrência, que já está ávida pela interação multicanal, ou seja, aquela que é feita da mesma forma em todos os canais de comunicação da empresa com o cliente.
7. Falta de segurança e privacidade
Esperar que um hacker simplesmente deixe o seu site em paz não vai fazer com que ele também pense assim. Existem dezenas de pessoas na internet só esperando você dar uma vacilada para invadir o seu sistema roubando seu banco de dados, seus recursos e seu dinheiro. Então, invista em segurança para o seu site. Além de garantir que não haverá problemas futuros de hackeamento, seu cliente verá como vantagem para mais compras seguras.
Que outros erros você considera importantes de evitar em um site? Comente abaixo!