A identidade visual não deve ser negligenciada por empresas que desejam obter sucesso e credibilidade entre seus clientes. Além de te destacar entre os concorrentes, a identidade visual te ajuda a mostrar toda a qualidade que seu produto ou serviço pode oferecer.
Muitas empresas tem adotado a identidade visual para se destacar nas mídias sociais e em meios de publicidade convencionais. E não é de se estranhar, afinal o mercado tem ficado cada vez mais competitivo e isso demanda que os empreendimentos apresentem diferenciais.
Mas muitas são as dúvidas que surgem no processo de criação da sua identidade visual. E para evitar que alguns erros prejudiquem seu projeto, listamos 6 fatores que devem ser analisados para você acertar na identidade visual.
1 – Não economize no briefing
Este documento é de extrema importância para que, no futuro, sua identidade visual saia conforme seu planejamento e expectativa. Não economize no detalhamento e descrição sobre qual é seu objetivo e desejo. Um briefing deve conter tudo aquilo que a identidade deve ser e passar ao expectador. Ele deve ser o documento guia do designer para a produção do material. Exponha nele o que a identidade visual deva ou não ter. Qual o seu público alvo, objetivos, quais as mídias de veiculação do material, entre outros. Seja o mais claro possível para que erros do futuro sejam evitados.
2 – Evite muitos efeitos
Menos é mais. Pode parecer clichê, mas esta frase faz todo o sentido e deve ser seguida a risca. Muitas empresas querem inovar na sua identidade visual e acham que para isso devem ser colocados efeitos. Porém o excesso e uso indevido dos efeitos podem gerar confusão visual para o seu público. Quanto mais clara e limpa a logo ou a identidade visual for, mais fácil será a identificação dela por parte do cliente. Use sombras e brilhos com moderação, sem que isso seja a principal forma de chamar atenção nas imagens e texto.
3 – Estude e escolha a melhor tipografia
Caso sua identidade visual use frase, textos ou palavras é preciso estudar e escolher a melhor fonte para o projeto. Evite fontes que sejam muito enfeitadas ou que tenham o traço muito fino. Escolha uma fonte que pode ser vista tanto num tamanho grande quanto em um tamanho menor. Lembre-se que para passar uma mensagem com excelência devemos nos certificar que ela se comunique de forma eficaz com o cliente. Alguns designers são especializados em tipografia e são os mais indicados para definir a fonte ideal para seu logo.
4 – Tenha boas referências
Recolha o máximo de referências e inspirações que puder. Claro que condizentes com sua proposta. Essas referências darão norte ao diretor de arte para a criação do seu projeto. Além disso, uma boa referência conceitua seu projeto dando a ele mais credibilidade. Referências não são apenas fontes de inspiração, mas também um guia de como esperamos que nossa identidade visual fique ao final do processo de criação.
5 – Cuidado com muitas cores
Não se descontrole no momento de escolher as cores do seu projeto. Lembre-se que as cores devem ser estudadas e adequadas ao público alvo e segmento do negócio. Elas são peças muito relevantes do projeto e podem alavancá-lo ou afundá-lo. Cores geram sensações e sentimentos diferentes. Por exemplo, elas nos fazem sentir fome, alegria, tristeza, alegria. Por isso devem ser tratadas com a devida importância na produção da nossa identidade visual.
Leia nosso artigo sobre o significado das cores.
6 – Não limite sua criatividade ou ideias
No momento de definição do nosso projeto é importante não limitar ou barrar a criatividade. Não descarte ideias e nem estabeleça padrões. Deixe que a criatividade fale mais alto e tome seu lugar. É importante não crucificar pensamentos e sugestões dadas ao início da criação, afinal deles podem surgir conceitos e ideias revolucionárias. Geralmente temos 2 momentos na criação: um com o chamado brainstorming (ou tempestade de idéias) que é o momento para deixar fluir toda criatividade. O outro de acabamento, refinamento e finalização. Neste segundo momento é a hora de pensar com cuidado nos dados técnicos, mas antes é fundamental deixar a criatividade correr a solta!
A criação de uma identidade visual não é uma receita de bolo, mas tomando algumas medidas preventivas temos maior probabilidade de acertar e alcançar o resultado esperado.