Search Engine Optimization, ou SEO, é uma ferramenta que assegura que um site seja encontrado nos motores de busca por meio de palavras e frases relacionadas ao tema e assunto da página. Em muitos aspectos, ele é simplesmente o controle de qualidade para websites.
Em outras palavras, SEO é, basicamente, um conjunto de técnicas que garantem que um site seja localizado toda vez que alguém busque algumas palavras no Google ou em outros mecanismos, como Yahoo! e Bing. Para estar bem posicionado nas buscas, quanto mais otimizado estiver o conteúdo, mais acessos a página terá.
Além da construção do site (funcionalidades, conteúdo e imagens), uma estratégia de SEO pode comtemplar algumas ferramentas para que a otimização seja assertiva. Com o Google Webmaster Tools, por exemplo, os profissionais que criam conteúdo podem obter excelentes dicas sobre problemas em títulos, meta descriptions e erros de crawling, e tudo grátis! Esta é uma ferramenta que oferece aos webmasters a possibilidade de identificar dificuldades de indexação, bem como a possibilidade de entender o tráfego e saber como os usuários encontram o site.
Já com o Bing Webmaster Tools, do Bing, também é possível traçar o perfil das pessoas que acessam as páginas e reconhecer as melhorias que precisam ser feitas. Muitos profissionais, inclusive, dizem que ela é uma ferramenta mais completa que a do Google, a mais famosa.
Porque utilizar ferramentas de SEO?
Por mais que você tenha um público-alvo e direcione seus esforços para atraí-lo, nem sempre isso é possível de maneira orgânica (espontânea). Assim, as ferramentas de SEO, tanto as gratuitas quanto as pagas, podem ajudá-lo na hora de construir o seu site e também para otimizar e corrigir a rota.
As pagas podem oferecer funcionalidades não contidas nas outras, além de serem feitas sob medida para cada tipo de solução desejada. Por isso, avalie a possibilidade de adquirir uma boa ferramenta de otimização.
Como as ferramentas de SEO podem te ajudar a aumentar suas vendas
O Google, o mais famoso e influente mecanismo de buscas da web, tem aprimorado cada vez mais seu algoritmo, o que tem dificultado a classificação de sites que ainda não possuem estratégia de SEO. Isso está acontecendo porque a ideia é filtrar e oferecer, como primeiras opções, os conteúdos mais originais e aprofundados possíveis.
E não estamos falando somente de conteúdo, mas também design responsivo e estratégia móvel (sites que se adaptam à qualquer dispositivo, como tablets e smartphones).
Assim, é importante que a sua empresa invista nesta realidade. De acordo com a consultoria IDC, foram vendidos mais de 12 milhões de telefones celulares no Brasil entre julho e agosto de 2014. Destes, 9,1 milhões são smartphones, aparelhos que permitem a navegação na internet. A mesma consultoria apurou que, no mesmo período, os brasileiros compraram mais de 1,2 milhões de tablets.
Ter uma boa estratégia de SEO, o que inclui a utilização de ferramentas, vai elevar o posicionamento do seu conteúdo na web e, consequentemente, você poderá vender muito mais.