Estar na internet não basta para atingir o sucesso, é preciso que seu site seja de fato profissional.
É muito comum que empresas de webdesign gastem a maior parte do tempo projetando o visual apenas do site, mas criar um site de sucesso vai muito além disso.
Um site de sucesso precisa passar confiança mas também ser tecnologicamente bem programado, caso contrário não aparecerá nas buscas. Em outras palavras: não basta ter um site bonito, é preciso que as pessoas encontrem ele.
Pensando nisso, preparamos uma sequência de artigos para ajudar você a definir qual a empresa de webdesign ideal para criar o site de sua empresa:
Veja se ela é de fato uma empresa de webdesign
É muito comum que empresas que vendam hospedagem de sites também ofereçam serviços de criação de sites, ou mesmo gráficas e outras empresas de tecnologia, mas fuja!
Você pediria para um engenheiro dar um diagnóstico de uma doença?
Por mais competente que um profissional seja, se ele não for especialista no que você procura, fuja.
Avalie o portfólio da empresa de webdesign
Se a empresa de webdesign for de fato boa, ela deve ter um vasto portfólio de clientes atendidos. Avalie com cuidado alguns sites desenvolvidos por ela, se for necessário, peça para alguém da área lhe ajudar.
Repare em detalhes, teste os sites que ela criou em diversos computadores e dispositivos (celular, tablet, smartphone…) e também diferentes navegadores.
Procure por referências
Após avaliar o portfólio da empresa de webdesign, entre nos sites dos clientes, avalie se estão adequados e, se ainda se sentir inseguro, entre em contato e pergunte se ele está satisfeito com o trabalho.
Desta forma você poderá avaliar coisas como se o trabalho foi executado dentro do prazo, se atendeu todas expectativas, etc.
Confirme se a empresa de webdesign trabalha com tecnologias recentes
Este ponto é fundamental! Muitas empresas investem uma grande quantidade de recursos no desenvolvimento de um site profissional, mas, acabam aceitando sites que são tecnologicamente obsoletos.
Sites que não forem responsivos (aqueles que se adaptam automaticamente à tela de smartphones) por exemplo, não aparecem quase nas buscas hoje em dia. Já sites programados em Flash não funcionam em iPhones e iPads.
Criar um site não responsivo e/ou em Flash hoje em dia é assinar o atestado de óbito dele antes mesmo de nascer. Muito cuidado para não terminar com um mico na mão!
Desconfie de algo muito barato
Vale o exercício da suposição aqui: se uma empresa de webdesign cobra R$ 500,00 por um site e outra cobra R$ 5.000,00, a que cobrou mais barato terá de vender exatamente 10 sites para conseguir o faturamento de apenas 1 venda da segunda.
Consequentemente, quanto tempo você acha que será despendido com cada projeto?
Não existe almoço grátis e, empresas de web design que cobram muito barato partem de modelos praticamente prontos, não se preocupam com código limpo, não perdem tempo pensando em cada detalhe pra não falar que sequer testam em diversas telas e dispositivos.
É muito comum, por exemplo, que empresas amadoras não percam tempo avaliando as melhores palavras-chave para cada imagem do site, portanto inserem sem nada.
O resultado é um site super mal colocado nas buscas e com nenhum resultado.
Outro exemplo muito comum são aqueles formulários de contato.
Se não forem configurados para disparar as mensagens via servidor de SMTP com autenticação, configuração que leva bastante tempo para ser feita, mais das metade das mensagens sequer chegam ao destino.
O resultado é que as pessoas entram em contato com você pelo seu site e você não fica sabendo.
Empresas de webdesign sérias avaliam a sua necessidade cuidadosamente, fazem perguntas sobre o projeto e analisam tudo antes de apresentar um orçamento.
Se a empresa tiver uma tabela de preços, é o primeiro sinal de que não são profissionais. Muito cuidado!
Faça um contrato e negocie valores
Negocie prazos com a empresa de webdesign. Muitas vezes, 1 ou 2 semanas a mais que você abre mão podem baratear o custo significativamente, mas tenha bem acordado qual será o prazo de realização antes de assinar a proposta.
Se estiver inseguro, negocie pagamentos parcelados por etapas de entrega. Por exemplo, se seu site tiver mais de 1 idioma, pague um sinal, outra parcela na entrega do site no primeiro idioma e o restante na entrega final.
Se a empresa forçar muito a barra para receber à vista, desconfie.
Empresas de webdesign sérias possuem um fluxo de caixa e recebimentos bem programados e não correm desesperadamente atrás de um Job.
Gostou do artigo? Espero que tenha ajudado na escolha de uma empresa de webdesign séria para seu site.
Não deixe de entrar em contato conosco caso precise do desenvolvimento de um site. Marque uma reunião e conheça de perto nossos serviços.
Acesse esta página ou ligue pra gente: (11) 2626-6492.