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Métricas para calcular o valor de campanhas de marketing digital

Descubra se suas campanhas estão dando retorno

ArtigosMarketing DigitalMarketing Digital

O marketing digital tem, cada vez mais, se tornado um ótimo canal de vendas, muitas vezes mais lucrativo, acessível e otimizado em relação aos métodos tradicionais. Mesmo assim, empresas que já estão acostumadas e obtêm sucesso com os meios tradicionais são um pouco resistentes.

Uma maneira de demonstrar a eficácia das ações de marketing digital é através do Retorno sobre Investimento (ROI), que é capaz de mensurar com precisão os retornos efetivos. Saiba agora como calcular o ROI das campanhas de marketing digital.

O que é ROI?

ROI, em inglês Return On Investment, é um dos indicadores de custo-benefício que podem ser utilizados. O seu cálculo é interessante, pois pode ser aplicada a qualquer tipo de investimento e oferece a segurança que a empresa procura na hora de investir seu dinheiro.

Seu cálculo pode ser feito da seguinte maneira:

ROI= Ganho obtido – Valor de investimento/ Valor de investimento,

Podendo estes valores ser monetários ou não.

Três maneiras de calcular desempenhos

1. ROI de buscas orgânicas X ROI de links patrocinados

O Marketing Digital não é uma conta fechada. Cada segmento e cada público lida de forma diferente com as campanhas. Por isso, essa quantificação é importante, para saber em qual das exposições a empresa obtém mais sucesso.

Essa metrificação também pode ser utilizada para comparar os resultados de ações de marketing digital x marketing tradicional.

2. ROI sobre o SAC

O Marketing Digital também pode ser uma solução eficaz para esclarecer dúvidas e agregar informações sobre produtos e serviços, que de alguma maneira seriam feitas através do Atendimento ao Cliente, uma via de comunicação de mão única e que gera certos custos ao empreendimento. Esclarecendo uma dúvida de um cliente em uma rede social, você poderá esclarecer a de outros tantos, economizando em tempo e recursos.

 3. ROI do feedback

As campanhas de Marketing Digital devem estar sempre alinhadas com o objetivo de interagir e ouvir seu lead. Desta maneira o cálculo do ROI deve levar em consideração as taxas de retenção de clientes e os custos de conversão- se é feito de maneira orgânica ou por links patrocinados, etc.

É importante que a pessoa que vá investir em Marketing Digital tenha em mente que é comum que os resultados em curto prazo não sejam tão animadores. Isso porque este é um investimento de longo prazo. Os números também não dizem por si só. Por isso, é fundamental que, antes de se realizar os cálculos, sejam definidas metas claras de onde a empresa quer chegar para que então sejam definidos os parâmetros.

Só o ROI basta?

O ROI é uma ferramenta bastante eficiente. No entanto, é importante que outras métricas também sejam acompanhadas.  Contagem de tráfego e número de comentários, por exemplo, podem complementar o significado dos resultados do ROI.

Por isso, não confie apenas nos números. Para que o cálculo do Retorno sobre o Investimento seja realmente eficaz, analise as campanhas estudando minuciosamente cada parâmetro. Ou seja, estudando cada fonte de tráfego, entendendo o comportamento das buscas orgânicas, o uso de links patrocinados, etc.

O que analisar junto com o ROI?

Alguns dos pontos que merecem atenção:

– Vendas

– Feedback dos clientes

– Leads

– Percepção da marca

– Taxa de rejeição.

Sua empresa já tentou calcular o ROI de campanhas de Marketing Digital?

Conte a sua experiência!

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