As cores possuem papel fundamental no processo de compra bem como na identificação da sua empresa. É muito importante escolher corretamente a paleta de cores que irá representar sua empresa para que os valores sejam transmitidos corretamente.
O ID7 Studio preparou um guia completo para auxiliar no processo de escolha das cores para a Identidade Visual da sua empresa e esta é a segunda parte, com cores secundárias. Não deixe de ler a primeira parte do artigo neste link.
LARANJA
O laranja é interpretado pelo nosso cérebro como um sistema de recompensa. Ele responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazeirosa, por isso está muito associado a alimentação. Ele representa a mudança, a expansão e o dinamismo.
Características da cor Laranja
- O laranja está ligado à criatividade, alegria e energia;
- É uma cor com uma energia muito forte e ideal para empresas modernas e que ostentam um ar mais descontraído na comunicação visual;
- Como está ligado ao sistema de recompensas do cérebro, é ideal para empresas que trabalham com lazer, alimentação e sensações de prazer em geral;
- É muito chamativo e usado para Call to Actions como “Compre Agora” por exemplo;
- Representa uma marca amigável, confiante e alegre;
- É a cor preferida por compradores impulsivos, muito boa para se trabalhar em lojas virtuais;
- É uma das cores menos favoritas das mulheres.
Exposição ao Laranja
Se o laranja for utilizado em excesso pode causar irritabilidade. É ideal para locais em que o objetivo seja manter o visitante por pouco tempo (como redes de Fast Food). Num ambiente com laranja na medida certa, as pessoas tenderão a ficar mais descontraídas e sociáveis, por isso é uma cor ideal para uma sala de estar, ou até uma sala de espera se você deseja que as pessoas se relacionem. Pode ser usada em locais de entrevista de emprego para deixar os candidatos mais à vontade para se abrir sobre suas vidas.
O laranja também incentiva a criatividade e dá energia para o trabalho. Por este motivo é muito usado em empresas de design, publicidade e marketing, sobretudo em salas de reunião do tipo “brainstorming”. Só tome cuidado para não tornar o ambiente muito pesado e deixar as pessoas irritadas. Excesso de laranja em um ambiente de vendas, por exemplo, pode causar conflitos intensos entre os representantes, mas em quantidade certa pode incentivar a competição.
Cores consideradas da família do laranja:
Cenoura, ouro, tangerina, chama, pêssego.
VERDE
A cor verde é interpretada no Córtex Pré-Frontal do cérebro e está ligada às decisões, pensamento abstrato e criativo. Também é interpretada como respostas afetivas, julgamento social e conexões emocionais. O Verde remete à natureza e transmite harmonia, equilíbrio e frescor. Ele reforça idéias como coerência e ponderação.
Características da cor Verde
- O Verde está ligado à confiança, frescor, tranquilidade e calma;
- É muito utilizada por empresas que trabalham com saúde e bem estar;
- Tem um apelo ao equilíbrio, bem estar e harmonia;
- É a segunda cor favorita dos homens e terceira das mulheres;
- Na empresa, é interpretada pelo cérebro como ponderada, coerente e equilibrada;
- Muito usada em lojas em que o objetivo é manter o cliente dentro pelo máximo de tempo possível;
- Frequentemente usada para promover questões ambientais.
Exposição ao Verde
Ao entrar em um ambiente verde, a sensação inicial é de frescor, tranquilidade, calma e serenidade. Não é indicado utilizar este tom em ambientes que devam favorecer o diálogo e a interação entre as pessoas. Pode ser considerada uma cor abstrata portanto é muito ligada à psicologia, saúde e bem estar. Se você deseja um ambiente tranquilo e acolhedor, use este tom.
Por ser uma cor muito fria, pode passar a idéia de indiferença ao receptor, portanto é preciso dosar com cuidado sem exageros. O verde alivia o stress e tem efeito calmante.
Cores consideradas da família do verde:
Verde-mar, abacate, esmeralda, musgo, menta, verde-bandeira.
E aí, o que achou destas 3 cores acima? Tem alguma dúvida? Gostaria de comentar quais as cores que você costuma usar na sua empresa? Use o campo de comentários mais abaixo.
ROXO
O roxo é interpretado no Pólo Frontal no nosso cérebro e está ligado ao planejamento de ações e ao pensamento abstrato. Pode remeter ao mistério e também se relaciona com calma e sensatez. Representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É uma cor calmante e muitas vezes está relacionada à intuição e espiritualidade. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade.
Características da cor Roxa
- O Roxo representa a pureza, o vazio, a ordem, a simplicidade, a paz e a harmonia;
- Está muito ligada à nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria;
- É frequentemente usada por produtos de beleza e anti-idade;
- É a segunda cor preferida pelas mulheres (23%);
- Também representa ambição, sonho e fantasia;
- Representa uma marca criativa inteligente e imaginativa.
Exposição ao Roxo
Ao expor pessoas ao Roxo, você incentiva a criatividade bem como pensamentos mais profundos. Desperta também a ambição, o sonho e a fantasia, por isso está muito relacionada a produtos de beleza. Representa bem o luxo, nobreza e sofisticação, portanto é uma boa cor para se usar em locais destinados ao público de maior poder aquisitivo sobretudo na área de beleza e estética, pois tem um apelo feminino muito forte. Não é uma cor muito apreciada pelo público masculino. Tome cuidado para não criar um ambiente muito escuro e tornar o local mais depressivo e sem energia.
Cores consideradas da família do roxo:
Ameixa, berinjela, uva, orquídea, púrpura.
Não perca nos próximos dias a sequência deste post com mais 3 cores!
<< LEIA A PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO
Muito bom! Parabéns! Me ajudou bastante e estou querendo ver logo as próximas cores.
Eu tenho um blog voltado para o público feminino com dicas para o dia a dia das mulheres com vídeos, entrevistas, dicas de maquiagem, filhos, casamentos, casa etc. Dentro também tenho uma loja online. Optei pelo preto com dourado no logo e na montagem do site mas vi aqui que o roxo é muito bom nesse caso. Fiquei um pouco na dúvida do que fazer. Estou pensando aqui, pois preciso incentivar as vendas online… Alguma sugestão? rsrs