Para criar a publicidade é fundamental investir na identidade visual, pois essa ferramenta pode alavancar de forma significativa a maneira como uma empresa se comunica com o público. Assim, é necessário destacar a importância do Design e do processo de criação do material visual de sua empresa.
Para este processo é imprescindível confiar o trabalho a um profissional com capacitação e formação para desempenhá-lo. Você pode pensar que dominar as ferramentas para criação de uma logo ou banner é fácil, mas dar embasamento, substância, e sentido a ela, é um processo que requer destreza e entendimento ampliado, além o domínio de programas e softwares eficientes para a execução de um projeto.
Conheça algumas técnicas e conhecimento que um designer precisa levar em consideração para criar um projeto de sucesso:
Cores
As cores passam sensações e sentimentos variados. Cada cor expressa uma particularidade nas pessoas. É importante saber sobre suas combinações e aplicações a cada peça, seja ela gráfica ou voltada para dispositivos móveis. As cores chamam a atenção e desempenham uma função de comunicação que vai além do físico, ela trabalha os aspectos cognitivos do ser humano.
Para entender mais sobre cores, os designers estudam semiótica e signos, que são as representações do mundo em nossa mente. A semiótica a interpretação dos objetos, cores e mensagens. O vermelho, por exemplo, muito usado em anúncios publicitários pode transmitir vigor e energia. Mas isso muda de acordo com seu público alvo, por isso a importância do estudo amplo sobre as cores.
Tipografia
A fonte que será utilizada na sua identidade visual, banner, panfleto ou cabeçalho de site deve ser minuciosamente estudada. Ela influencia diretamente na comunicação da empresa com seu consumidor.
Um bom profissional saberá usar as suas várias vertentes e famílias tipográficas. Também é importante levar em conta o tamanho do fio, ou contorno, saber qual a sua redução máxima e outros aspectos, que podem prejudicar ou ajudar seu público a decodificar sua mensagem.
Briefing
O briefing é um documento que servirá de manual para o designer no processo de criação. Mas antes que seja respondido pelo cliente, ele deve ser desenvolvido por um profissional que preparará as questões chaves. Perguntas como objetivos da marca, missão, visão, valores, público alvo, restrições e obrigatoriedades devem constar nesse documento. Essas questões darão norte ao criador da marca, e restringirão sua criação aquilo que o empreendedor espera dele.
Adequação ao público
Para que qualquer projeto visual dê certo é preciso conhecimento de público. Um profissional especializado sabe produzir de forma a deixar a comunicação totalmente voltada e adaptada ao seu público alvo. E não pense que essa é uma tarefa fácil, afinal poucos são aqueles que conseguem fazer sua marca chegar de forma eficaz ao seu consumidor sem ruídos ou qualquer interferência.
É preciso investir e não medir esforços para que sua comunicação visual seja eficaz em suas propostas, afinal este processo pode trazer benefícios para ambas as partes, tanto empresa como consumidores, que ganham com uma comunicação eficaz.
Uma boa identidade visual, por exemplo, te destaca dentre os concorrentes. Principalmente nesse mercado que está cada vez mais competitivo, é preciso ter fatores que sejam diferenciais.
Não pense que é apenas um luxo, é um investimento que pode aumentar as vendas, a fidelização do seu cliente, conhecimento e expansão da marca.