A internet cresceu de tal maneira que atualmente é comum observarmos negociações não só por meio de e-commerce mas também com a prestação de serviços.
Sejam cursos online ou quaisquer tipos de consultorias, atualmente é muito comum a venda de serviços online. Mas será que sua empresa está preparada para atuar neste modelo de negócio? Para compreender melhor a importância deste assunto, separamos alguns passos importantes para saber vender serviços de consultoria online. Acompanhe!
1. Foque no relacionamento
Diferente do antigo modelo de marketing, onde os produtos eram “empurrados” aos consumidores, o marketing digital surgiu de modo a se preocupar em criar relacionamentos com possíveis consumidores. Em outras palavras, inicialmente procura-se ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las e além disso, esta nova ideologia tem sido muito mais eficiente do que a antiga.
Portanto, a criação de relacionamentos é um dos primeiros passos a ser dado quando se pretende vender serviços de consultoria. Nos tópicos seguintes, serão mostradas algumas técnicas para criar relacionamentos com consumidores e transformá-los efetivamente em clientes.
2. Resolva problemas para o seu público
Ao ter o serviço que se deseja vender e o público que supostamente estará interessado, recomenda-se apresentar soluções gratuitas para os leitores. Neste caso, é comum o uso de e-books, vídeo aulas, conteúdos postados em blogs, entre outros. Com isso, o interesse do leitor será despertado ao receber um material de seu interesse gratuitamente. Vale ressaltar que este recurso pode ser aplicado em qualquer segmento como: culinária, economia, gestão empresarial e quaisquer outros.
3. Crie landing pages eficientes
As landing pages são excelentes ferramentas para iniciar o relacionamento com seu público alvo. Uma vez criado um material adequado, recomenda-se promovê-los no blog, website ou até mesmo nas redes sociais. Logo, quando o leitor for abordado sobre o material disponível, este será encaminhando para a landing page da empresa.
Na maioria dos casos, as landing pages possuem campos onde o leitor deve inserir nome e e-mail para acessar o material oferecido. Feito isto, o leitor estará cadastrado em uma lista de e-mails e passará a receber mais dicas e notícias posteriormente.
4. Inicie o contato
Nesta fase, recomenda-se o envio de mais dicas e sugestões buscando-se maior interação com o leitor, sendo uma dica essencial, expor possíveis problemas, despertar o interesse no leitor em solucioná-los e posteriormente apresentar a solução que no caso é o serviço que a empresa oferece.
Estes e-mails, em sua maioria são enviados por autoresponders, que são basicamente sistemas de e-mail marketing que automatizam os disparados de e-mails aos integrantes da lista.
Dicas Importantes
Além dos aspectos citados anteriormente, é preciso avaliar que somente estes pontos são insuficientes para manter o público interessado e interagindo, sendo preciso trabalhar em outros pontos importantes que são:
Tenha um site ideal:
Se sua empresa pretende vender algo, então ela precisa passar credibilidade ao público. Para isto, recomenda-se o desenvolvimento de websites que passe confiança. Neste caso, o layout é um dos fatores essenciais a serem trabalhos. Além disso, recomenda-se avaliar a possibilidade de contratar especialistas em web design para tratarem deste tema de maneira ideal.
Automatize o contato:
Não basta ter conteúdos adequados e uma lista de contatos, se sua empresa ainda não utiliza as ferramentas que automatizam o contato e vendas de seus serviços. Neste caso, o uso de sistemas de e-mail marketing e autoresponders, torna-se essencial para o progresso. Uma dica é buscar recomendações de empresas que atuam com o marketing digital para se atuar com ferramentas adequadas.
Esteja nas redes sociais:
As redes sociais são excelentes fontes de tráfego gratuito. Assim, estar interagindo com seu público amplia a possibilidade de conquistar clientes e realizar negociações.
Optar por uma empresa que desenvolva a identidade visual e ingresse-a nas redes sociais também é um excelente diferencial para obter tráfego gratuito e de qualidade.
Marketing de conteúdo:
Investir em conteúdo para o website da empresa também poderá gerar excelentes resultados. Logo, manter sempre novas postagens sobre diversos temas dentro do seu nicho, trará o alcance de um maior público que consequentemente irá conhecer seus e-books, vídeos e demais recursos a fim de criar engajamento e tornar-se possíveis clientes.
Google Adwords
Investir em tráfego utilizando o Google pode ser uma excelente opção para alavancar resultados rápidos e consistentes.
Isto porque é possível anunciar indo direto ao ponto, ou seja, segmentando o público que realmente tem interesse em seu serviço.
De qualquer modo, é notável que os investimentos em anúncios do Google Adwords devem ser realizados por profissionais que entendem do assunto e saibam administrar o investimento da empresa. Logo, a contratação destes profissionais não deve ser descartada.
Como se pode observar, a venda de serviços de consultoria deve ser realizada com preparo adequado em todo o ambiente online. Assim, é preciso criar-se a estrutura ideal para atrair e reter possíveis clientes e transformá-los em consumidores com o engajamento e a criação de relacionamentos.
Por fim, destaca-se a importância em contratar empresas capacitadas para criar e aprimorar a identidade visual, web design e até mesmo o marketing digital para buscar resultados de qualidade e consequentemente sucesso na venda dos serviços.
E você, possui alguma estratégia para vender serviços de consultoria? Compartilhe conosco!