Muitas pessoas têm como meta gastar menos possível e lucrar mais. Mas quando falamos de divulgação, marketing e publicidade, áreas muitas vezes não dominadas pelos investidores, começa a vir a dúvida: Quanto vale o design para divulgar minha empresa?
O design, no geral, é usado para agregar mais valor a marca, aumentar as vendas da empresa e conquistando o público. Por tanto este trabalho é contratado para trazer mais retorno lucrativo para a empresa.
Se sua empresa paga X para uma agência ou designer, mas obtém como retorno do serviço 5X, o trabalho está funcionando e valeu a pena. Agora, quando o valor não traz esse retorno, o design com certeza foi falho.
Design custa caro?
Não, se for realizado pelas mãos certas. O que acontece muito é que clientes procuram o mais barato por questão de orçamentos limitados e, assim, não obtêm o resultado desejado.
De maneira geral, se o valor é pequeno, vale certa desconfiança sobre o serviço prestado, assim como em qualquer outra área de serviço. Por exemplo, um pintor de casa pode fazer um trabalho mal acabado ou um arquiteto pode cometer uma falha no projeto. Mas quando o valor cobrado é alto, cria-se mais confiança que, pelo menos, mais atenção será dada ao trabalho e assim aumentará a chance de alcançar mais satisfação com o resultado. A lógica é que quem cobra barato tem que ter muitos trabalhos para fazer um bom salário. Já quem cobra caro precisa de menos clientes e, consequentemente, poderá alocar mais atenção a cada um.
A melhor maneira de se encarar o design para qualquer empresa é como um investimento. E com investimentos não é viável colocar nas mãos de quem não lhe demonstra confiança.
Processo produtivo
Um erro frequente são clientes que, ao invés de procurarem uma agência de publicidade ou estúdio de design, procuram gráficas, o que na verdade deve ser o último passo do processo produtivo – a impressão.
Quer saber a diferença entre um Estúdio de Design e uma Agência de Publicidade? Leia nosso artigo neste link.
É importante que o cliente entenda o processo de trabalho do designer e o que ele pode fazer pela empresa. O produto não é um simples flyer para se distribuir ou um site para apresentar o seu negócio. Ele é o flyer e o site que fará as pessoas desejarem seu produto ou verem nele uma necessidade irresistível.
Um bom resultado é fruto de um trabalho composto, não somente pelo designer, mas também por diversos outros profissionais de que compõe uma agência, como os dos setores de atendimento, pesquisa e até profissionais de jornalismo e publicidade. Essa união é que traz o resultado proposto e esperado.
E por isso, por mais que se vá a um estabelecimento que faça a arte impressa, o resultado nunca será equivalente ao obtido por todo um time unido com o foco naquele propósito e com o tempo hábil para desenvolvê-lo.
Então, ao contratar um serviço de design para divulgar, fazer propagandas ou renovar a marca, a melhor opção é pesquisar e consultar bem quem irá executar o projeto, pois o design competente nunca irá sair caro.
Você ainda não sabe qual o valor do design? Visite o nosso site e conheça mais sobre os produtos e o processo produtivo!