Estamos na era da informação, e isso se traduz no aumento da importância de conteúdos relevantes para o seu site. Mas antes de ter conteúdos de qualidade é preciso atrair o seu público, ou clientes se preferir tratar dessa forma, e isso com certeza não se faz somente com conteúdos. A primeira coisa que quase todas as pessoas percebem quando entram em um site é o seu visual, mais tecnicamente falando, seu layout.
O layout de um site determina se um visitante continuará na sua página ou se fugirá correndo para outros ambientes mais agradáveis. É da natureza humana procurar e se sentir bem em ambientes que agradem mais aos olhos, e isso não é diferente para ambientes virtuais.
Se o seu site é confuso e irritante, muito provavelmente você está perdendo inúmeros clientes por conta disso. Tratando-se de e-commerce, o montante que você já deixou de vender deve ser colossal. É necessário uma mudança imediata, realizar uma reforma em todos os conceitos artísticos e funcionais da sua página virtual.
Mas como adequar um site de modo a aumentar as vendas?
Cores
O conjunto de cores de um site deve ser escolhido com enfoque no público-alvo, em hipótese alguma deve ser determinada de acordo com o seu gosto. Antes de sair pintando tudo em seu site, tenha em mente as seguintes questões:
1- Quem é o público-alvo do seu site
Saber o sexo e a idade do seu público é indispensável na hora de definir as cores para o seu site. Por exemplo, se o seu site for sobre conteúdos de animes e mangás, muito provavelmente será acessado por jovens e adolescentes, por isso invista em cores alegres e joviais, isso deixará o seu público mais à vontade. No entanto, se o seu site for sobre veículos, você deverá ter em mente que grande parte do seu público está na faixa etária dos 18 aos 40 e que são do sexo masculino. Nesse caso, deve-se investir em cores que remetam a adrenalina e velocidade.
2- Quais são as regiões com maior número de acessos
A compreensão das cores muda de país para país. Portanto, se o seu site possuir abrangência internacional, será preciso tomar um certo cuidado na escolha das cores. Realize um estudo aprofundado de onde partem os acessos ao seu site e defina prioridades.
3- As cores devem ser atrativas e acessíveis
Não basta causar impacto positivo nas pessoas, as cores do seu site devem ser acessíveis. Diversos são os relatos de pessoas que se perdem em sites onde é impossível distinguir o conteúdo do papel de fundo. Outros aspectos são importantes, no que se refere à acessibilidade, tome um pouco do seu tempo para estudar sobre o assunto.
Leia também nosso artigo sobre como escolher as cores certas para a Identidade Visual da usa empresa clicando aqui.
Cores do Call to Action
Pode não parecer, mas a cor do seu CTA é muito relevante, pois existe uma cor especifica cara cada tipo de call to action, por exemplo:
Vermelho: Marca a percepção visual. Por causar destaque, deve ser utilizada de forma racionalizada. Sites com bom visual deixam a CTA vermelhas apenas para avisos e erros, mas há momentos em que podemos fugir do padrão e criar um botão do tipo “Oferta Imperdível”.
Amarelo: Sendo a primeira cor identificada pelo olho humano, o amarelo pode ser utilizado como o vermelho. Mas lembre-se que a combinação de amarelo é muito arriscada, uma vez que são poucas as cores que permitem que o amarelo se destaque.
Laranja: Funciona como um mix do vermelho com o amarelo, mas de forma amena. Pode ser utilizado também com CTAs curiosas, onde se deseja levar o público para mais informações.
Layout
De nada adianta um site bem colorido e CTAS nas cores adequadas, se todo o seu conteúdo estiver espalhado de forma aleatória pela tela do usuário. Para isso tome cuidado com:
Arquitetura da Informação
Complemento de qualquer site, a Arquitetura da Informação é um fator de usabilidade fundamental. Uma arquitetura ideal é aquela que oferece uma ordem organizacional que proporcione ao seu cliente a possibilidade de encontrar os itens desejados. Disponha de categorias, sistema de busca, nuvens de tags e atalhos para fornecer ao usuário a maior interação possível.
Tecnologia
Cuidado com a tecnologia que sustenta o seu site. Isso porque muitos sites têm seu desempenho prejudicado por conta de hospedagem deficiente, que não proporciona dinamismo, interatividade nem suporte técnico adequado. Antes de contratar o seu serviço de hospedagem, analise todos os recursos que seu site precisa, para funcionar plenamente.
Design responsivo
Sabe-se que celulares já são os principais dispositivos utilizados para acesso à internet. Dessa forma, é imprescindível ter um site capaz de adaptar o conteúdo para a tela desses dispositivos. Isso é possível graças ao chamado design responsivo, que adequa o conteúdo às telas pequenas. Nesse ponto é preciso tomar certo cuidado para que botões e avisos não cubram todo o conteúdo quando ele for redimensionado.
Ao dedicar atenção a esses detalhes, o site da sua empresa terá muito mais chances de atingir o sucesso desejado. Vale a pena pesquisar e planejar estratégias para deixar seu site mais adequado ao seu público-alvo. Os resultados das suas vendas serão muito positivos.
Veja também nosso artigo “Seu site está preparado para a geração móvel?“.
E o site da sua empresa, tem o design com enfoque no público que deseja alcançar? Conte para a gente nos comentários!