Imagine uma empresa que está bolando um novo produto e ele tem tudo para ser um sucesso. Todos os detalhes dos investimentos para desenvolver o produto estão finalizados, mas o orçamento para o design é pequeno. Visando economizar, muitas vezes, os projetos não são vistos como prioridade, o que gerará um resultado regular. Na mente de muitos líderes e empresários, investir em design é um gasto a mais: “afinal, o design não serve apenas para deixar o produto bonito? ”
Este pensamento não condiz com o verdadeiro valor do design e com os resultados de sucesso que ele pode alcançar. Um bom trabalho pode ser o diferencial de um produto a ser lançado no mercado. Ele traz funcionalidade e conceito para o produto ou site, agregando valor à marca. Muitas empresas já passaram por uma boa experiência por conta deste investimento.
Confira algumas histórias inspiradoras em que o design fez toda a diferença para o produto, marca ou/e empresa.
Voss: pureza e luxo
Voss representa pureza e luxo no ato de beber água. Tudo começou quando dois jovens noruegueses resolveram fundar uma empresa para engarrafá-la. Eles logo perceberam o potencial deste mercado e escolheram uma das fontes mais puras da Noruega. Tratava-se de uma fonte natural subterrânea, protegida do ar e da poluição. A água é engarrafada direto da fonte, e não passa por nenhum tipo de processo industrial.
Eles também perceberam que essa água iria agradar o público mais exigente. Então trabalharam todo um conceito de pureza, qualidade e perfeição. E para demonstrar ao público toda essa singularidade, investiram em um design que passasse o conceito. Por isso, criaram as embalagens em alusão ao universo da perfumaria, agradando aos gostos mais sofisticados. O design garantiu a preferência no mercado de luxo e, atualmente, a Voss é vendida em 50 países.
Como o design da Heinz influenciou o consumidor
A Heinz é uma marca que manteve a relevância desde a sua fundação, em 1869. A marca sempre se manteve forte pela qualidade de seus produtos, e por se adaptar ao gosto dos consumidores em cada país. Apesar de super tradicional, ela está sempre antenada nas inovações. Recentemente, ela aliou a qualidade de seus produtos com a preocupação com a saúde e o meio ambiente.
Um destaque foi a diminuição das quantidades de sódio em seus produtos pela preocupação com a saúde dos consumidores. Mas o que realmente revolucionou a maneira como os produtos são consumidos foi a sua preocupação ambiental com o desperdício. E foi a atenção a um detalhe de design que fez toda a diferença: a inversão da embalagem de ponta cabeça. Graças a essa ideia, além de diminuir o desperdício, também foi possível poupar o tempo dos usuários (3 segundos para sacolejar os molhos).
Parece até um pequeno detalhe, mais o resultado foi sentido em números: o valor da marca cresceu 4% de 2009 para 2010. Bom produto, branding e um design que traduza todo este valor são as fórmulas para um sucesso avassalador.
Apple: incontestável e fundamental
Podemos dizer que o design da Apple revolucionou a nossa história moderna. E esse design tem um nome: John Ive. É ele quem melhor traduziu a filosofia Zen de Jobs nos produtos da Apple. Isso resultou em produtos bonitos, funcionais, minimalistas, focados na experiência do usuário e perfeito até nos mínimos detalhes. Afinal, estamos falando de um homem que morava em uma casa praticamente sem móveis! A história de sucesso da Apple é uma história de design.
É importante destacar que a preocupação com o design foi uma obsessão de Jobs desde a fundação da Apple. Em seu primeiro sistema operacional, o grande diferencial foi a criação de uma interface amigável, permitindo que usuários domésticos pudessem utilizar o computador.
O sucesso do mouse da Apple também foi resultado dessa atenção de Jobs ao design. Os mouses inicialmente projetados tinham movimentos para cima e para o lado. Ao criar o produto, ele exigiu que seus programadores criassem movimentos circulares e mais naturais. A história relatada foi a de que seus programadores disseram que era impossível atender aos pedidos do fundador da empresa, mas Steve Jobs lhes deu uma semana para chegar ao resultado. E assim, seus colaboradores partiram do “impossível” e alcançaram como resultado o mouse que usamos até hoje.
Outra história que coloca o design como um queridinho da Apple foi a quase falência da empresa. Para combater os problemas financeiros, houve um corte significativo dos seus produtos, restando apenas quatro linhas básicas. E isso permitiu que eles fossem desenvolvidos até a perfeição. Antes de Jobs, a prioridade era o projeto do produto para depois ser projetado o design. A inversão dos processos é algo tão notável, que Steve Jobs é considerado um dos maiores gênios deste século.
Hoje, considera-se que Jobs elevou os produtos eletrônicos ao estatuto de obra de arte. E toda a indústria segue a fórmula de sucesso da Apple.
Por isso, se você está pensando em investir em design nos seus produtos, empresa ou site, lembre-se: ir além e pensar diferente podem ser a chave do sucesso. E é aí que o design atua para trazer todo os conceitos, aliando os objetivos da marca.
Se inspirou com estas histórias? Dê a sua opinião!
Acredito que além de experiência com as ferramentas de seu trabalho, o designer deve aprofundar-se em estudo para o conhecimento do produto e o foco para o público alvo em que procura abordar.
Prezado Ismael, sem dúvida você está encoberto de razão. Por este motivo é fundamental investir um bom tempo no Briefing para que o designer tenha amplo conhecimento sobre a empresa. Veja nosso artigo sobre o tema: ‘Briefing: o que informar ao designer antes de iniciar o projeto?’: https://www.id7.com.br/briefing-o-que-informar-ao-designer-antes-de-iniciar-o-projeto/
Também é papel do designer efetuar uma ampla pesquisa antes de iniciar o projeto.
Abraços.