Contratar um designer ou não? Tem diferença no resultado? Vale a pena investir?
É comum a mentalidade de que o design é algo acessório no processo de produção, e que sob essa condição, pode ser suprimido para baratear custos. No lugar do designer aparece um programador que também entende do riscado, alguém com dotes artísticos e que tem muito bom gosto, ou mesmo um template já pronto que resolve todos os problemas.
Ora, não é assim. O designer é um profissional que estuda durante quatro ou cinco anos uma série de coisas, de geometria a ergonomia, da teoria das cores à usabilidade, de história da arte a estudos de sociologia, entre tantas outras coisas. Quando no seu lugar surgem outros profissionais para substituí-lo, talvez o resultado até fique OK, mas esses profissionais não terão a mesma fundamentação teórica, o mesmo olhar que trabalha para unir forma e função.
Não fosse assim, por qual motivo então muitas vezes pagamos mais caro por algo que nos parece mais bonito e mais funcional, ou estes dois elementos e mais o conforto? Por qual motivo cadeiras podem ser compradas por 50 ou 250 reais se ambas têm a mesma finalidade? Por que escolhemos os óculos que usamos se todos têm a mesma função?
Benefícios do design para o seu produto
Há uma série de problemas comuns que atingem empresas e organizações, de modo amplo: muitas carecem de identidade visual, ou possuem uma marca cuja absorção é difícil pelo mercado, como se houvesse algum tipo de desconexão entre a marca e o que a empresa se propõe a fazer. Além disso, é comum em empresas materiais sem padronização, e isso deixa a identidade visual da empresa em crise: quem sou eu, afinal?
Quando o assunto é o site, ele pode ter baixa usabilidade ou apenas uma customização simplista feita a partir de um modelo pronto, com funções ou formato que não atendem à proposta de modo adequado, sem atingir o público-alvo. Há inclusive investimentos constantes da empresa, sem melhoria aparente no website, e nada adianta por completo. E pior: isso resulta em baixa confiabilidade, que acaba reverberando na marca da empresa como um todo.
Quando o assunto são redes sociais, de amplo alcance ou segmentadas, o problema pode ser a linguagem empregada, muito séria ou com problemas de redação, de modo que os leads não atingem o efeito desejado – ou seja: não conquistam um público que faça a coisa ir adiante.
Pois bem: em todos estes e demais pontos um bom designer pode atuar decisivamente, colaborando, e muito, para um resultado melhor.
O valor do design
O design aumenta significativamente a qualidade percebida no produto final. Quando algo foi bem trabalhado por um designer, o consumidor/receptor identifica que o produto/serviço tende a apresentar melhor qualidade, porque na concepção do mesmo houve pesquisa, porque no emprego de cada elemento há uma justificativa alinhada à proposta visual da empresa (no caso), à sua filosofia, ao conforto, à qualidade do material utilizado. O designer é, fundamentalmente, um pesquisador de tendências, de linguagens, de conceitos, de possibilidades inovadoras que alteram o estado das coisas.
O designer pode ser um artista, mas trata-se de um tipo bastante específico de artista. Quando estamos diante da Arte, estamos diante de um campo interpretativo cujo sentido depende da experiência e das referências de cada leitor/expectador. O resultado é subjetivo. Quando estamos diante do design, por outro lado, estamos diante de um produto cuja função e forma podem ser compreendidos por todos do mesmo modo, pois há no objeto uma justificativa. Se a forma é curvada, esta curva possui uma razão ergonômica atrelada ao conforto que será fornecido. E esta curva no produto (uma cadeira, para repetir o exemplo), para tornar-se possível, exige determinado tipo de material, que também foi fruto de pesquisas, tanto estéticas quanto de durabilidade, maleabilidade e qualidade.
O produto comum pode resolver a sua necessidade, porém, o produto com design resolverá a sua necessidade e mostrará a você algo além da sua expectativa, ampliando a sua noção, o seu modo de ver. Porque este produto com design, além de estético, é focado em resultados, e atende a um propósito.
Faça o teste. Aposte no designer. Se o profissional for sério e competente, ele apontará alternativas que você ainda não imaginou, propiciando um salto qualitativo decisivo.
Você está pronto para investir em um design de qualidade para seus produtos, serviços, marca, comunicação etc.? Conte para a gente suas expectativas nos comentários!