O que as pessoas perderiam se sua marca deixasse de existir? Você já parou para pensar? Será que você seria facilmente substituído ou o público sentiria falta, mais do que de seus produtos e serviços, daquilo que a sua marca representa? Você sabe definir a personalidade da sua marca? Se você tem dúvidas sobre essas questões, está na hora de saber mais sobre a importância do Branding. Em primeiro lugar, vamos definir então o que são “marca” e “Branding”.
O conceito de marca vai muito além de produto. Ele compreende uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços aos consumidores, explica o famoso estudioso de marketing Philip Kotler. Marca é a essência da empresa. É o que as pessoas pensam quando se lembram do seu produto.
Branding, por sua vez, é um conjunto de técnicas para descobrir e descrever essa essência. É por meio do Branding que se constrói a identidade da marca, aquela que queremos que seja percebida e reconhecida pelo público.
A importância do Branding
É com um trabalho de Branding bem feito que você poderá responder à pergunta: O que as pessoas perderiam se sua marca deixasse de existir?
Kotler reforça que, cada vez mais, os consumidores se importam não apenas com os produtos oferecidos pelas companhias, mas também com a imagem da empresa. Ao passar uma imagem positiva e fazer com que o público se identifique com a proposta apresentada pela marca, a empresa consegue, de maneira mais sólida, fidelizar seus clientes.
Como o Branding constrói a personalidade da marca, atribuindo a ela valores e emoções, ele gera um diferencial competitivo para o produto por dois motivos. Primeiro, porque se o público se identifica com a sua marca, vai preferir comprar seu produto ao do seu concorrente. Segundo, porque ao construir uma imagem e uma identidade, as marcas acabam aumentando o preço de seus produtos.
A sua estratégia de Branding será de sucesso, então, quando os consumidores preferirem a sua marca, mesmo se seu produto for mais caro. Para o consumidor, é o chamado custo/benefício. Apesar de um custo mais elevado, seu produto vale o benefício que você está prometendo e, naturalmente, entregando. Vale destacar: se seu produto não entrega o que a sua marca promete, a importância do Branding vai por água abaixo. É essencial ser verdadeiro com os consumidores, especialmente em tempos de internet, em que cada vez mais as pessoas têm acesso à informação.
Outro ponto: Branding não é uma necessidade ou um luxo de empresas e marcas grandes. Ele pode ser perfeitamente ser aplicado a pequenos negócios. E quando se fala de marca é bom lembrar ainda que um registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é importante. Se no futuro você quiser vender sua empresa, por exemplo, o registro da marca pode aumentar seu valor de mercado.
Etapas do Branding
Os trabalhos de Branding podem ser divididos em duas etapas: 1) planejamento da identidade da marca e 2) execução para que as pessoas assimilem a imagem que você quer que seja feita de sua marca.
Durante o planejamento, faz-se um extenso trabalho de pesquisa sobre a história e a comunicação da marca, sobre o público-alvo que se deseja atingir e sobre a forma como a marca já é percebida pelas pessoas (que será mudada se você estiver fazendo um reposicionamento ou será reforçada, se você quiser estabelecer vínculos ainda mais fortes com seu público).
Nessa etapa, deve-se trabalhar a segmentação. Para criar identificação com um público, você precisa conhecê-lo e defini-lo bem. Não adianta querer agradar a todos e acabar não agradando a ninguém.
Na execução do Brading, há pontos importantes que precisam ser observados. Toda comunicação da uma marca precisa estar de acordo com a proposta de valor definida durante o planejamento. O logotipo, as cores utilizadas, a embalagem de seu produto, o slogan, as propagandas de TV, posts em redes sociais, cada um desses elementos deve convergir para a construção da personalidade da sua marca, utilizado uma linguagem adequada à sua imagem.
O design associado à sua empresa e a construção do logotipo são muito importantes. Eles precisam criar uma identidade visual que passe a mensagem que você quer.
Exemplo de sucesso: a importância do Branding na prática
Por três anos consecutivos – 2013, 2014 e 2015 –, Skol foi considerada pela consultoria Millward Brown Vermeer a marca mais valiosa do Brasil, desbancando outras grandes como Bradesco, Itaú e Brahma. Em reportagem do site da revista Isto É Dinheiro, o executivo responsável pelo marketing da Skol, Fernando Bayeux, explica: “Para manter essa liderança, precisamos sempre mudar, sem perder a essência e entendendo as paixões dos jovens”.
Em uma análise rápida, observando a comunicação e as ações promovidas pela Skol, é possível identificar traços da identidade e personalidade da marca. Nos comerciais, a cerveja sempre é associada a grupos de amigos. O slogan “Desce redondo” é uma frase que remete à leveza e o logotipo da marca também transmite essa mensagem. Além disso, Skol promove uma série de eventos musicais (Skol Summer Beats, Skol Summer On, Skol no Lollapalooza).
Ou seja: uma proposta de valor relacionada à amizade e à confraternização. Uma personalidade jovem que fidelizou clientes e seguidores – são 12 milhões de curtidas na fanpage do Facebook – e que resultou em um valor de marca de US$ 8,5 bilhões em 2015, um crescimento de 20% sobre 2014, de acordo com a reportagem do site de Isto É Dinheiro.
Depois dessa leitura, você já sabe o que as pessoas perderiam se sua marca não existisse? Ou está na hora de pensar com mais carinho sobre a importância do Branding? Compartilhe conosco sua opinião e suas experiências.
foi tirado de algum livro que o branding possui 2 etapas?