O briefing é indispensável na hora de criar uma marca, identidade visual ou qualquer outro projeto para sua empresa. Ele é uma garantia do produto final satisfatório. Para o designer ele é, basicamente, um manual de criação, uma forma de traduzir o objetivo do cliente, e deve ser feito em conjunto.
Mas a grande dúvida é: o que informar ao designer antes de iniciar meu projeto? O que deve constar no briefing? Pensando nessas questões desenvolvemos alguns tópicos importantes que devem estar em qualquer bom briefing. Confira alguns pontos básicos.
Restrições
Você melhor do que ninguém conhece o seu negócio. Por isso é importante destacar para o seu designer o que não pode constar no seu material de forma alguma, seja algo que remeta ao seu concorrente, ou por gostos pessoais, entre outros.
Referências
As referências são importantes para segmentar e dar conceito ao nosso projeto. Com esse apontamento, o material tende a ser mais valioso e mais eficaz nos seus objetivos. Antes de iniciar, pesquise e separe as referências que irá utilizar, elas darão o norte. Atente-se para fazer pesquisas aprofundadas e embasadas. Se espelhe em marcas e projetos de sucesso e que tenham segmento similar ao seu, mas lembre-se que o projeto não deve e não será uma cópia. A referência é apenas um item de inspiração e estudo para o designer. Originalidade é um ponto importante.
Objetivos com a Marca
Aqui você responderá de forma sucinta quais os objetivos da marca com aquele projeto. Pode parecer uma pergunta simples, mas deve estar claro tanto para o empreendedor quanto para o designer. O que eu desejo alcançar com esse projeto? Quais os objetivos? Responder essas perguntas faz com que haja um sentido mais claro e definido.
Público Alvo
Estude e defina seu público alvo. E essa dica é importante para qualquer setor de uma empresa. Todo empreendimento que deseja alcançar o sucesso deve ter bem esta definição. Ter em mente qual público o projeto se destina torna mais fácil e eficaz a produção dele.
Conceitos da empresa
Missão, visão e valores. O designer precisa entender o segmento da empresa, estar informado com relação aos conceitos e valores do negócio. Isso o ajudará a criar algo que realmente transmita a mensagem que se quer passar.
Mídias de veiculação da marca
Sabendo em qual mídia sua peça será veiculada, o designer adaptará as produções de acordo com o veículo. Impresso ou digital? Os dois? Esteja atento para informar esses detalhes, que, ao final, podem gerar significativa diferença e evitar retrabalhos desnecessários.
Essas são apenas algumas das perguntas que devem estar explicadas no seu briefing. Vale lembrar que cada projeto é único e conta com suas peculiaridades. Isto é, todo material terá um briefing diferente.
Você elaborou o briefing do último projeto de design da sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência!