Empresa de design: a importância para sua empresa
Se você se pergunta por que seus clientes acham seu produto ou serviço caro, ou por que você não consegue conquistar clientes bons, este artigo é para você. Você não consegue cobrar um valor justo pelos seus serviços? Seus clientes não são fiéis a você? Você não se destaca entre seus concorrentes? Talvez o que falte para sua empresa seja uma palavra: Empresa de Design ou Design.
Esse tal de Design é para minha empresa?
O Design tem uma importância muito grande para empresas. Ele aumenta a qualidade percebida de seus produtos e serviços. Em outras palavras: os clientes tendem a considerar os produtos e serviços de uma empresa com design bem trabalhado como sendo de melhor qualidade do que os de outras com design inferior. Simples assim! Veja um exemplo. Qual dos computadores a seguir lhe parece melhor?
Independente até da configuração das duas máquinas, qual delas você acha que chamaria mais atenção em uma loja de informática? O design bem trabalhado permite diversos benefícios para a empresa, dentre eles:
- O consumidor avalia e considera justo pagar mais caro por um produto ou serviço por entender que será de melhor qualidade;
- O consumidor de fato considera um produto ou serviço de melhor qualidade;
- O consumidor fica realmente satisfeito com o produto ou serviço;
- O consumidor se torna um potencial divulgador da marca entre amigos e familiares;
- O consumidor se torna fiel à marca e à empresa, voltando a fazer negócios no futuro.
Isso vale não apenas para produtos, mas também para serviços. Independente do que você venda, se sua empresa investe no bom design, ela aparentará maior, melhor e mais confiável que as demais. Este mesmo conceito se aplica também a todo material institucional com que sua empresa se relaciona com seus clientes em potencial. Isso vale para seu site, seus anúncios, a faixada de sua empresa, seus cartões de visita, todo material de apoio gráfico (pastas, envelopes, folders, flyers, etc), os e-mails e newsletters que envia, a assinatura que vai no final dos seus e-mails, as apresentações que envia aos seus clientes e muito mais.
Por que um Designer ou empresa de design?
Embora pareça óbvio, nem sempre levamos em consideração a famosa frase de Red Adair, Bombeiro da American Oil, que disse uma vez: “Se você pensa que é caro contratar um profissional para o trabalho, espere até contratar um amador”. O Designer é o profissional mais indicado para desenvolver identidade visual, peças de comunicação visual e web design, mas você sabe por que?
A formação de um Designer leva em conta diversos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de experiência. Um Designer de formação estuda diversos fatores que podem influenciar a nossa percepção. Um Designer não é um artista, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Um artista cria obras que podem ter diferentes interpretações enquanto um Designer cria peças que necessariamente devem passar os mesmos conceitos ao maior número possível de pessoas. Confira algumas áreas relacionadas ao design:
- TEORIA DAS CORES
Você sabia que cada cor tem uma cor complementar? Quando vemos algo verde, por exemplo, nosso cérebro automaticamente sente a necessidade do vermelho e quando vemos o laranja, nosso cérebro pede o azul. Além de conceitos como este, Designers também estudam contrastes, técnicas para escolha de cores no círculo cromático e muito mais.
- PSICOLOGIA DAS CORES
Cada cor desperta uma sensação em nosso cérebro. Todos sabem que amarelo com vermelho dá fome, mas um
Designer vai muito além nestes conceitos. Você sabia por exemplo que o laranja desperta a criatividade e interação entre as pessoas? E que o azul é a cor preferida por adultos? O vermelho desperta a sensação de urgência, e por aí vai. Usar a cor certa é muito importante;
- GESTALT
Gestalt veio da psicologia e se refere à psicologia da forma. Basicamente ela compreende que a soma de duas partes (ex: A+B) não é simplesmente A+B, mas sim um terceiro elemento “C” que possui características próprias. A união de elementos na diagramação gera novos elementos e conjuntos, e é preciso saber equilibrar os pesos, cores e contrastes para causar o impacto certo;
- TIPOGRAFIA
Trata-se da arte e processo de criação na composição de um texto, seja física ou digitalmente. As formas das letras podem passar conceitos além de facilitar ou dificultar a leitura. O bom Designer sabe usar estes conhecimentos para usar fontes adequadas para leitura de longe, grandes blocos de texto, textos elegantes, melhor aproveitamento do espaço, etc;
- LINGUAGEM VISUAL
Trata-se da criação de uma imagem para comunicar uma idéia. É preciso conhecimento para escolher cores, texturas e formas, e saber dar equilíbrio à uma peça;
- TECNOLOGIA
Um Designer precisa estar sempre antenado com as últimas tecnologias, principalmente nos quesitos de Web Design. De nada adianta ter todo o conhecimento anterior e criar um super site fantástico mas que ninguém encontre nas buscas. É preciso saber usar a tecnologia a seu favor.
Como podemos ver, estas são apenas algumas diferenças entre o Designer Profissional e o famoso “Designer Sobrinho” (aquele famoso sobrinho fera de computador que sabe fazer tudo). Dominar ferramentas como Photoshop, Corel Draw, Illustrator e InDesign (softwares muito utilizados por designers) muita gente domina, mas isso não basta.
Conhecer a legislação não faz de alguém um advogado, conhecer o corpo humano não faz de alguém um médico nem saber usar um computador faz desta pessoa um engenheiro de software. Por que saber usar Photoshop bastaria para fazer de alguém um designer? Pense nisso!
Design e a Qualidade Organizacional
Um design bem trabalhado em materiais institucionais aumenta significativamente a percepção de qualidade organizacional em sua empresa. Em outras palavras, se você usa envelopes personalizados, cartões personalizados, timbrados personalizados, apresentações personalizadas e outros itens do dia a dia seguindo a mesma identidade visual, seus clientes perceberão sua empresa como séria, organizada e confiável. Já para aqueles que não se preocupam com isso, a imagem de “bagunça” fica muito implícita.
Imagine receber uma proposta comercial impressa em sulfite, digitada sem um padrão no Word, impressa em uma jato de tinta e borrada, colocada em um envelope de papel kraft de R$ 0,10 padrão vendido em qualquer papelaria, enviada por correio com o destinatário escrito à mão sem nem sequer o logo da instituição. Que confiança e segurança esta pessoa que a receber terá para fechar negócio?
Um outro exemplo excelente é o site. Nos dias de hoje, um site bem organizado e apresentável é fundamental para mostrar que sua empresa é séria e organizada. Suponha que um cliente queira conhecer um pouco mais sobre a empresa com quem está fechando negócio, e resolva fazer uma busca rápida no Google. Ao encontrar o site, se depara com conteúdo desatualizado, pobre e com um layout infantil. Ao tentar navegar, ele se perde, não encontra sequer uma imagem que represente corretamente os serviços executados ou produtos comercializados. Ao invés disso, encontra apenas informações completamente sem importância como previsão do tempo, animações pulando para todos os lados, música tocando no fundo, mouse cintilante, etc. O amadorismo em um site simplesmente destrói completamente a imagem de uma empresa. Já um site bem construído, simples, de fácil navegação, com imagens cuidadosamente pensadas e textos bem escritos, esse sim representa uma empresa séria e organizada.
É preciso garantir a usabilidade
Os avanços tecnológicos acontecem muito rapidamente, e na internet não é diferente. A cada versão nova de um navegador, o mesmo recebe dezenas de recursos novos e otimizações para exibir sites mais e mais modernos. Muita coisa muda com o tempo, e o design deve seguir estas tendências. Até alguns anos atrás, os web designers se baseavam em estatísticas para otimizar a visualização de seus sites, por esse motivo era comum visualizarmos botões informando que aquele site era melhor visualizado em tal versão do navegador e com resolução mínima de tanto. Hoje em dia, não podemos nos dar ao luxo de ignorar determinados clientes simplesmente porque não possuem um computador igual ao nosso.
Um site deve se apresentar perfeitamente em um computador de tela pequena, em um computador de tela grande, em uma tablet, em um smartphone e até em um celular convencional. Também deve aparecer independente do navegador que o visitante use, pois cada um é livre para escolher o que gosta.
Um exemplo negativo são alguns sites de boates e bares. Muitos deles criam verdadeiros espetáculos de apresentação com direito a música de fundo, animações, efeitos luminosos e até visualização em tela cheia. Mas eles não abrem corretamente em smartphones de forma que, se alguém que esteja na rua a caminho do local e precisa confirmar o endereço, fica perdido e vê apenas uma mensagem dizendo que aquele site precisa da instalação de um plugin ou algo do tipo. Design é projeto, e um bom projeto deve levar em conta a ergonomia e usabilidade. Sendo assim, um bom site deve ser bem visualizado em qualquer ambiente e a qualquer momento.
Você já ouviu falar de Ergonomia?
Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema. A ergonomia tem papel fundamental no design. Imagine uma cadeira linda, moderna e com traços arrojados, mas se você se sentar por 5 minutos, sairá com as costas completamente doloridas. Este é um excelente exemplo de um design que não levou em consideração a ergonomia para desenvolver um produto realmente de qualidade.
A ergonomia também vale para interfaces, incluindo sites. Colocar um menu apenas no rodapé de um site fará com que um visitante fique completamente perdido. O mesmo vale para aqueles que desenvolvem sites com milhões de menus, sub-menus, sub-sub-menus, links perdidos no meio dos textos, etc. O usuário entra e se perde completamente. A ergonomia é fundamental para que um visitante encontre rapidamente o que procura em um site, por exemplo.
Bom Design precisa de acompanhamento
Designer é igual médico. Se você tem um de confiança, ele já conhece seu histórico e consegue rapidamente identificar problemas e propor soluções. Se você ficar pulando de designer e designer, pode acabar com uma identidade visual “a la frankenstein” em sua empresa. Imagine que uma pessoa cria o logo, outra o site, outra os cartões de visita, outra os anúncios e outra as apresentações. Como manter um padrão de identidade visual com tanta gente tentando idéias diferentes? Vários designers podem ser uma boa em um projeto, contanto que todos estejam trabalhando juntos para atingir um resultado final único, mas deixar várias pessoas e empresas cuidarem da imagem de sua empresa pode ser um tiro no pé.
Dê preferência a apenas uma empresa ou designer, para que coordene os pontos principais de um projeto. Por este motivo, bons estúdios de design sempre sugerem contratos no regime de Fee Mensal.
Ao invés de JOB, FEE
Geralmente quando um cliente procura um estúdio de design, ele precisa de solução para um item específico, ou pelo menos acha isso. Por exemplo, um empresário que busque um designer para produzir cartões de visita novos. No mês seguinte, ele vai precisar de uma apresentação de Power Point, e no outro um anúncio para uma revista. Quando você solicita um orçamento, em geral o designer, empresa de design ou estúdio vai levar em conta quantas horas ele vai precisar trabalhar naquele projeto e quanto tempo ele dispõe livre, sendo que este valor pode variar de um mês para o outro. O preço pode variar dependendo da quantidade de trabalhos que estiverem abertos naquele mês. Nesta área, há muitos parceiros, freelas e contatos e tudo gira em torno do tempo.
É muito difícil prever com precisão o que você ou sua empresa precisarão pelos próximos 6 meses, por exemplo. Ficar pedindo orçamentos item por item acaba prejudicando sua empresa por vários motivos, pelos quais destaco:
- Toda a vez que aparece uma nova necessidade, é preciso entrar em contato com o designer, empresa de design ou estúdio para
pedir um novo orçamento, o que pode levar dias, dependendo da quantidade de itens a serem orçados;
- Você nunca sabe o quanto vai custar, pois um serviço pode custar R$ 500,00 em janeiro e R$ 800,00 em dezembro, na correria de fim de ano, pois o estúdio ou empresa de design pode ter de terceirizar trabalhos ou contratar mais mão de obra para dar conta do recado;
- O processo de aprovação de orçamento muitas vezes demanda tempo precioso. Isso ocorre em especial em empresas de médio e grande porte. Uma pessoa funcionária do departamento de marketing precisa urgentemente de um e-mail marketing, pede o orçamento, mas precisa coletar esses dados, enviar para a diretoria, aguardar a aprovação, entrar em contato com o financeiro, solicitar liberação da verba para só então pagar o estúdio e iniciar o processo de criação;
- Você pode não ter uma consultoria especializada para lhe ajudar nas decisões. É melhor criar um folder ou investir em e-mails marketing? É melhor atualizar o site ou criar um perfil nas redes sociais? É melhor um catálogo digital ou impresso? Dependendo do que você escolher é um preço, um prazo, etc. Isso deixa qualquer um louco!
Ao invés disto, o ideal é fechar um contrato mensal com um estúdio ou empresa de design, o chamado FEE Mensal. Ao invés de inúmeros orçamentos, um valor mensal é estipulado para que o estúdio ou empresa de design, cuide de todas as criações de sua empresa. Dentre diversas vantagens, enumero:
- O processo de criação tem início imediato. Se a mesma pessoa do departamento de marketing no exemplo anterior precisar de um e-mail marketing, ela simplesmente envia um e-mail ao estúdio que inicia imediatamente a criação;
- Não é preciso ficar enviando orçamentos para aprovação da diretoria nem liberação de recursos com o financeiro pois um valor mensal já está no fluxo mensal da empresa;
- Este investimento fixo pode entrar facilmente nas finanças da empresa e fica muito mais fácil controlar os gastos além de evitar surpresas;
- Você pode contar com a consultoria do estúdio, que estará sempre interessado em lhe apresentar as melhores soluções, afinal independente da sua decisão, o estúdio receberá o mesmo. O estúdio ou empresa de design não tem interesse nenhum em tentar lhe propor o mais caro, o mais rápido, o mais fácil, mas apenas o melhor;
- O estúdio ou empresa de design também pode planejar seu orçamento e definir quais recursos e pessoas alocará para as suas tarefas, garantindo que sejam todas executadas dentro dos prazos;
- É difícil prever o que você vai precisar no dia de amanhã, mas você pode dormir tranquilo sabendo que designers estarão ali para lhe auxiliar.
O ID7 Studio
O Estúdio de Design ID7 é uma empresa de design especializada na criação visual de empresas e profissionais autônomos, trabalhando com Identidade Visual Corporativa, Design Gráfico e Web Design. Caso tenha interesse em solicitar um orçamento sem compromisso, utilize o botão a seguir:
SOLICITE UM ORÇAMENTO
muito bom o artigo, demonstra com clareza os serviços de uma agencia.