A relação entre cliente e designer pode ser, algumas vezes, muito desafiadora. Isso porque, no conhecimento popular, o trabalho em projetos de design deve ser guiado pelo gosto do contratante, enquanto, na verdade, existe uma série de técnicas e estudos a cerca do processo de criação, inclusive a abordagem do profissional. Outro fator que acentua um relacionamento ruim entre ambas as partes é a incerteza da entrega de um produto satisfatório. Muitas pessoas procuram agências já insatisfeitas com projetos antigos que não deram certo e, assim, receosas com a contratação de um novo designer. Uma das maneiras para que a escolha do profissional seja acertada é buscar referências e opiniões sobre a satisfação de outros clientes.
Confira algumas outras dicas sobre como o relacionamento entre o designer e o cliente deve ser para que ambos obtenham o máximo de proveito no processo.
#1 – Cumplicidade de ideias
Para se obter grandes resultados, é preciso que as mentes e o raciocínio de ambos estejam ligados, mesmo que indiretamente. Desse modo, o projeto irá tomar forma mais depressa do que se possa imaginar. Para isso é preciso diálogo, troca de pensamentos e compartilhamento de ideias, o que requer tempo.
#2 – Esclarecimento do que se deseja
Caso haja cumplicidade de ideias, a compreensão é conquistada mais fácil e, consequentemente, o esclarecimento. Quando o cliente e o designer conseguem “falar a mesma língua”, o projeto deslancha.
#3 – Reconhecimento do nível de habilidade e entendimento
O cliente que conhece um pouco ou muito sobre design, virá com tudo em mente e o profissional só terá que reproduzir a ideia proposta. Mas caso o ele seja leigo no assunto, é preciso que entenda que nem todos os seus palpites poderão ser utilizados. Assim, ele precisará, ainda mais, contar com uma boa ideia e um bom profissional. O reconhecimento do próprio contratante sobre o tanto que ele sabe sobre o assunto é de extrema importância, e evita vários transtornos.
#4 – Pensamento abrangente
Como muitas vezes os clientes não entendem muito bem o que eles mesmos querem, é preciso que o designer sirva como um auxiliar. Ele deve ajudar a completar a linha de raciocínio que se está tentando traçar. Por isso, o profissional deve ter um pensamento abrangente, capaz de ver além do que está sendo proposto, tendo cuidado para fugir do que foi sugerido pelo cliente.
#5 – Esclarecimento de preço e da forma de trabalho
O designer precisa deixar bastante claro para seu cliente a maneira como trabalha, e o preço que será cobrado pelo projeto. Nunca se deve fazer um orçamento após o projeto, porque o contratante muitas vezes pode pensar que com o mesmo valor, ele teria um resultado muito melhor do que o esperado.
E você, vai seguir essas dicas, ou acha que já deveria ter começado a seguir elas a mais tempo?